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Seja paciente e conquiste mais clientes



Ser paciente também pode significar ser perseverante em relação a algo em uma situação ou ação previsível ou inesperada. A paciência é uma das características do "ser educado e humanizado". Saber agir com paciência significa não agir com pressa, ser atento e cuidadoso com o que se está fazendo. É também saber ouvir, ver, sentir e falar com parcimônia.


Um locutor publicitário desenvolve ao longo da carreira diversas habilidades interpretativas, e quanto mais pratica, mais consegue atender as necessidades do cliente, no entanto, uma habilidade importantíssima nem sempre é bem trabalhada: a paciência. Acredite, ela é um fator de extrema importância, que influencia diretamente nos resultados positivos, que inevitavelmente colaboram na escalada rumo ao sucesso.

Existem três casos nos quais você precisa exercitar e aplicar a paciência; confira:


A paciência consigo mesmo


Somos seres em desenvolvimento. Do nascimento à morte vivemos em estado de aprendizado. Quando você está gravando um comercial, por exemplo, raramente ele vai ficar ideal na primeira tentativa. Você precisa tentar, experimentar e tentar novamente. Você não pode se frustrar com você mesmo. A frustração leva à desistência e você precisa persistir. É preciso ter paciência.


A paciência com seus clientes


Seu cliente nem sempre entende como se dá a produção daquela narração que ele solicitou. Ele pode pedir para que você refaça o trabalho de uma forma que você, por experiência, sabe que não é a melhor forma de executá-lo, e mesmo você contra argumentando da melhor forma possível, o cliente insiste em levar a ideia dele em frente. Mas não sejamos os donos da razão, tenhamos a humildade de experimentar e fazer da forma que o cliente pede, por mais que pareça impossível ficar bom, você também pode se surpreender! (eu já fui surpreendido!).


Paciência com o mercado


Economicamente, não está fácil para ninguém, sabemos disso. Além dos cortes que várias empresas têm adotado como medida de economia, e aí entra m os cortes na comunicação e marketing, ainda precisamos conviver com a competição extremamente elevada.


Às vezes você pode até pensar que nunca vai vencer a concorrência, mas na realidade tem espaço para todo mundo, basta se tornar o melhor no que faz. A dica é se empenhar em projetos menores, que demandam menos tempo de produção e que, consequentemente, têm retorno mais rápido.


Ser paciente é fundamental quando você depende exclusivamente da locução publicitária, financeiramente falando. Manter o controle e o foco é tão importante quanto manter a paciência. Caso a situação lhe dê sapos, engula-os. Respire fundo e mantenha as suas emoções sob controle. Desabafar com alguém (que não seja seu cliente) contribui para aliviar a tensão, mas não faça nada que possa arruinar a sua carreira. Lembre-se: seu cliente é a pessoa mais importante na sua atividade profissional.


A paciência é realmente uma virtude. Ela é crucial para que possamos superar situações desagradáveis e dar a volta por cima. Sem ela e sem o autocontrole, você pode perder um cliente que possivelmente lhe incluiria em outro grande projeto ou, quem sabe, que teria a oportunidade de encaminhá-lo para alguém que poderia se tornar o seu melhor cliente ou amigo. Sendo assim, o melhor é exercitar a paciência, o autodomínio e perseverar em seu objetivo.


E você, como faz para lidar com o estresse em seu trabalho?

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