Para orçar e contratar os meus serviços de locução, veja algumas dicas:​

ORÇAMENTO

 Informe:

  • O tipo de locução, se institucional, spot, chamada, vinheta, e-learning, treinamento, etc.;

  • Tempo da peça em segundos ou minutos;

  • Tipo de veiculação/mídia: rádio, tv, internet, sistema de telefonia, feiras e exposições ou eventos, interna/ particular, cinema, teatro, shopping center, estação rodoviária, ferroviária, aeroporto, CD-ROM ou equivalente para distribuição gratuita/ paga, etc.;

  • Alcance ou praça: capitais como São Paulo, Rio de Janeiro ou outras, municipal, estadual (especificando qual) ou nacional;

  • Tempo de veiculação: 1 dia, 1 semana, 1 mês, 6 meses, 1 ano ou indefinido.

O orçamento será considerado aprovado após: definir os detalhes da gravação; ter sido enviado o texto revisado e aprovado; combinada a forma de pagamento e fornecido os dados cadastrais da empresa contratante.

DIREÇÃO

É possível o acompanhamento e direção da gravação através de programas de comunicação do tipo Skype, Hangout ou mesmo via telefone.

GRAVAÇÃO

Especifique o estilo da locução a ser gravada, por exemplo: narrativo, varejo, coloquial, descontraído, alegre, suspense, institucional…

Existem vários estilos de locução, caberá a você informar o que deseja.

O texto deverá ser enviado em um dos seguintes formatos: doc, docx, odf, rtf ou txt (outros sob consulta).

Forneça o “briefing”, que é uma lista de instruções concisas e objetivas sobre a intenção do roteiro.

Todo o texto deverá conter referências para pronúncia de termos ou nomes pouco comuns ou estrangeiros, marcas, modelos, números, etc., por escrito ou através de gravação. Exemplo: Tishman Speyer (Tichiman Spaier), VAV (ve-a-ve).

Da mesma forma números: telefone: 5081-1210 (cinco zero oito um, um dois um zero) ou (cinquenta, oitenta e um, doze, dez). Valores: R$ 525,99 (quinhentos e vinte e cinco reais e noventa e nove centavos) ou (quinhentos e vinte e cinco e noventa e nove).

REGRAVAÇÃO

Também conhecida por “refação”, a regravação como o próprio termo sugere, é alteração da gravação, ou seja, uma nova sessão de estúdio com foco não apenas às novas orientações, mas aos devidos cuidados para que se mantenha o mesmo ritmo, intenção, e sonoridade da sessão original.

Sendo as alterações em razão de entonação ou pronúncia do locutor, estas ocorrerão sem custo adicional. Caso a refação ocorra por mudança de roteiro, será cobrado mais 50% sobre o valor do cachê combinado a cada sessão de regravação.

ENTREGA

O prazo para entrega do arquivo é de até 48 horas, contados a partir do recebimento do roteiro/ texto revisado e aprovado.

Contudo, caso tenha necessidade de receber antes, consulte sobre a condição de entrega do trabalho, pois muitas vezes é possível antecipar.

A entrega é feita através de armazenamento virtual de forma que o arquivo de áudio, que costuma ser razoavelmente grande, não sobrecarregue sua caixa postal, por onde será enviado somente o link para baixá-lo.

ARQUIVO DIGITAL DE ÁUDIO

Os arquivos podem ser fornecidos no padrão wav, aif, flac, mp3 ou outros sob consulta.

É muito importante sabermos qual a amostragem da mídia a ser utilizada, se 44.1 kHz ou 48 kHz. Outras amostragens também são possíveis. Consulte.

De uma maneira geral, arquivos em 44.1 kHz são para rádio e 48 kHz são para vídeo. É muito importante sabermos, antes da gravação, para que todo o processo ocorra na mesma amostragem, sem conversões do começo ao fim

Obs.: Toda gravação e edição é feita em alta resolução (24 bits).

A importância da gravação ser feita na mesma amostragem que será usada no final no processo produtivo é evitar erros de quantização (arredondamento digital) que prejudicam a qualidade do áudio.

PAGAMENTO

O pagamento poderá ser através de depósito no banco Itaú.