Como manter o contato com seus clientes



Mais um ano acabando e a gente começa a pensar em estratégias para conquistar clientes no novo ano que se aproxima, mas o que estamos fazendo para que os clientes que já temos não nos abandonem?

Antes de qualquer coisa, precisamos ter em mente que não somos apenas fornecedores de gravação de voz, e sim, ajudamos os nossos clientes a venderem mais os seus produtos e serviços, e, consequentemente, lucrarem mais; com isso, estamos construindo um relacionamento, um elo de humano para humano (H2H – Human to Human), aquele que está focado no elemento humano, em suas necessidades, emoções e anseios, sempre com o entendimento de que qualquer empresa é composta por e para pessoas.

Então, é até meio contraditório termos que sugerir algumas coisas que normalmente deveriam ser consideradas primordiais: o bom relacionamento entre prestador de serviço e cliente. Ainda assim, nunca é demais lembrar dessas 4 coisas:

1- Ofereça sugestões sempre que possível. Leia e entenda o texto enviado. Faça algumas perguntas pertinentes ao novo roteiro. Saiba qual o objetivo da peça e o público-alvo. Com o tempo, cria-se o elo de parceria, em que você terá liberdade para oferecer sua ajuda e sugestões.

2- Supere as expectativas. Não cumpra apenas os prazos solicitados, surpreenda! Isso não é apenas mais um trabalho. Esse é um trabalho que define a sua parceria, prestatividade, comprometimento e ética. Eles vão se lembrar do seu empenho no próximo trabalho. Faça-se “o cara”, para que lembrem: com ele podemos contar, é nosso parceiro. Obviamente que essa postura dependerá do tipo de cliente com o qual está lidando, se ele deu abertura para essa sua abordagem.

3- Fique em constante comunicação. Isso faz uma grande diferença. Seus clientes não são clarividentes. Mantenha-se visível para que saibam que você está atuante. Atualize seu progresso por e-mail ou rede social. Mostre que você está envolvido com o mercado, está na ativa. Exponha-se!

4- Seja prestativo e grato. Isso é básico, não é mesmo? Ligue para o cliente e pergunte se está satisfeito. Verifique se há algo mais que você possa fazer. Envie e-mail em datas pertinentes, tipo Natal. Pequenos gestos são de grande importância e fortalecem relacionamentos de parceria.

Você tem alguma dica para conquistar ainda mais os clientes e fortalecer parcerias? Compartilhe aqui nos comentários.


Até mais!

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