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10 perguntas para se fazer antes de seguir na carreira de locutor publicitário



Sempre recebo muitas mensagens com dúvidas sobre a profissão de locutor publicitário... Pensando nisso resolvi elaborar uma lista com 10 perguntas que considero importantes para uma pessoa fazer-se antes de dar o pontapé no mercado da locução publicitária.

Nota: para que estas dicas sejam úteis, você precisa ser 100% honesto consigo mesmo na hora de respondê-las.

Vamos lá:


1. Você está confortável com a ideia de possuir e operar um negócio?

Já foi dito que o sucesso é 98% de trabalho duro e apenas 2% de inspiração. Isso é 100% verdade. Além de fazer as locuções, você precisa acompanhar as despesas, renda, impostos e muito mais. Nem tudo é apenas microfone, voz e glamour.


2. Você está disposto a se empenhar nos detalhes que fazem parte da gestão de um negócio?

É preciso muita prospecção e construção de relacionamento para chegar a novos clientes, principalmente no início de carreira. Prospecção de trabalho e construção de relacionamentos é uma parte muito importante na gestão e manutenção do seu negócio. É preciso ter boas estratégias e persistência.


3. Você se sentiria confortável em esperar 30 dias (ou até mais) para ser pago?

Não receber o pagamento assim que o serviço é entregue é uma realidade e você precisa estar preparado para isso. Alguns colegas de profissão trabalham apenas com pagamento à vista, ou seja, uma estratégia de trabalho para evitar calotes. Eu negocio os prazos de forma aceitável para todos, mas se você trabalhar para grandes corporações, às vezes o pagamento é empurrado para 45 ou até 60 dias.


4. Você sabe ouvir opiniões?

Você tem alguma dificuldade em receber opinião de outras pessoas? A melhor coisa quando está começando em uma profissão, independentemente de qual seja, é aprender, aprender e aprender sempre. Peça dicas e sugestões de pessoas que estejam atuando na área e que tenham mais experiência. Elas também poderão te dizer quando estiver pronto para gravar sua primeira demonstração de áudio.


5. Você é disciplinado?

Quando você passa a trabalhar para si mesmo é preciso ter disciplina – mais do que nunca – até mais do que se estivesse trabalhando em uma empresa.

Um profissional disciplinado não procrastina. Deve-se manter os horários bem estabelecidos, embora o home studio possibilite a flexibilidade de horários, é fundamental ter uma rotina de trabalho.


6. Você pensa em ganhar muito dinheiro rápido?

Você pode sobreviver da locução publicitária? A resposta é sim. Isso acontecerá imediatamente? Provavelmente não.

Lembre-se, este é um negócio e como todo empreendimento é preciso tempo para construir relacionamentos. Encontre seus pontos fortes, seu nicho de atuação e explore-os ao máximo.

Locução é uma ótima maneira de ganhar a vida, mas engana-se quem pensa tratar-se de uma vida fácil.


7. Você está disposto a gastar dinheiro com o seu negócio?

Microfone, computador, fones de ouvido e outros equipamentos de estúdio são despesas óbvias. No entanto, vejo muitas pessoas dispostas a gastar dinheiro em equipamentos e não em:

• Tratamento acústico no espaço onde fará suas gravações; • Estudos e treinamentos; • Serviços profissionais como um contador ou advogado para orientar sobre o que é e como deve funcionar uma empresa.

Essas coisas realmente são muito importantes e fazem a diferença.


8. Você possui habilidades básicas para tratar de negócios com pessoas?

Parece óbvio, mas como proprietário de uma empresa, você estará interagindo com clientes. Não estou dizendo que precisa se esforçar para fazer amizades, mas apenas saber lidar com as pessoas de forma profissional. Esse detalhe é fundamental nessa profissão e pode ser o divisor de águas na hora de conquistar seu cliente.


9. Você lida bem com a rejeição?

Fazer as gravações é a parte mais divertida da locução publicitária. Essa diversão pode se tornar um desafio quando o cliente pedir para refazer a gravação até ficar do jeito que ele quer, mesmo que você não concorde. Nesse ponto é preciso ter discernimento para entender que o mais importante é a satisfação do cliente, já que ele é o seu “patrão”.


10. Você está fugindo do seu emprego/carreira atual - ou você está começando do zero?

Independente de trabalhar ou não em outra área, definir metas, ter paciência e perseguir o sonho é uma das coisas mais importantes que precisa ter em mente. Foco é a palavra-chave para se alcançar o sucesso que você tanto almeja.

Persista, estude, treine e conheça bem o mercado em sua região, esse último vai te ajudar muito para que elabore boas estratégias de negócios em que possa atuar mais largamente.


Tem outras dúvidas, sugestões ou precisa de mais dicas? Comente, participe! Será um prazer ajudá-lo.

Até a próxima!

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