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Vantagens de utilizar o WhatsApp para manter contato com clientes



Há muito as redes sociais na internet deixaram de ser apenas canais online onde estamos em contato com amigos e familiares. Nesse aspecto o WhatsApp vem ganhando destaque honroso em meio a outras plataformas de conexão entre pessoas. Não é à toa. A rede social de Mark Zuckerberg abriga, no mundo, mais de 1 bilhão de usuários e envia e recebe mais de 42 bilhões de mensagens por dia.

E quando o assunto é trocar mensagens com o cliente?

Qual outro aplicativo permite, de forma tão intuitiva e com QUALIDADE, enviar e receber gravação de áudio?

Falo de gravação de áudio, especificamente, porque é uma das atribuições do aplicativo que mais nos interessa...

Entre os app que conheço e utilizo, apenas o WhatsApp envia áudio com excelente qualidade, principalmente se a gravação da voz for feita em um ambiente silencioso e com boa acústica. O Messenger (mensageiro do Facebook) e o Telegram (app concorrente do WhatsApp) desempenham também essa função, no entanto, o Messenger ainda deixa a desejar e o Telegram ainda não caiu nas graças da maioria, o que significa que nem todos os nossos clientes têm perfil ativo nessa mídia social.

Quando você negocia diretamente com o cliente, sem o intermédio de uma produtora/agência, o uso do WhatsApp pode ser extremamente vantajoso, uma vez que é possível lidar diretamente com ele. Que tal enviar, de forma muito mais instantânea, aquele demonstrativo de voz “ao vivo” para que o cliente possa saber se é essa a voz pela qual ele procura. Sem contar que, além disso, é possível fazer teste de pronúncia para checar se aquela palavra complicada que veio no texto é falada como você acha que é. E não é só o áudio, todo o processo de produção do serviço pode ser acompanhado pelo aplicativo, desde que o cliente sinta-se à vontade para fazê-lo, por isso é importante perguntar se ele prefere essa forma de comunicação ou outra, como o e-mail.

Como separar o perfil profissional do pessoal?

Infelizmente ainda não é possível usar dois aplicativos do WhatsApp em um mesmo smartphone, mesmo que exista a opção de utilizar dois chips no mesmo gadget, sendo assim, a recomendação é que se tenha um chip (número) específico para esse contato com o cliente, automaticamente você precisará de outro aparelho de celular, que nem precisa ser o top de linha, basta preencher os requisitos mínimos para ter o aplicativo rodando sem grandes problemas.

Outra dica é utilizar o WhatsApp versão web (https://web.whatsapp.com) que traz muito mais praticidade na hora de enviar orçamentos (Word, PDF) que estão no PC, além de agregar todas as vantagens que o app no celular oferece, assim como a gravação de voz.


WhatsApp com “cara” profissional

Ao utilizar o WhatsApp como uma ferramenta para se comunicar com o cliente, precisamos manter o mesmo padrão comunicativo que um e-mail do tipo flaviokranic.locutor@gmail.com, por exemplo, teria. Embora o WhatsApp seja popular e bastante utilizado de forma coloquial, quando você se dispõe e dispõe um contato telefônico para tratar assuntos do seu negócio, a linguagem, o comportamento e a forma de tratamento precisam ser extremamente profissionais. Outra sugestão é evitar entrar em contato com o cliente fora do horário comercial, talvez ele não se sinta muito a vontade para tirar suas dúvidas no horário do jantar.

Vale também adicionar seu logotipo na imagem do perfil, inserir seu site ou outro contato telefônico na descrição do status, e aproveitar o que esse aplicativo pode oferecer para você ficar mais próximo do seu cliente e interagir de forma mais dinâmica sem perder o profissionalismo.


Você tem utilizado o WhatsApp para este fim? Caso sim, conta pra gente como tem sido as suas experiências.


Até mais!!

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