top of page

Corpo tenso, voz tensa: como relaxar?

Um corpo tenso pode afetar sua voz de muitas maneiras negativas, e como ela é a nossa principal ferramenta de trabalho, isso não é nada bom quando acontece. Essa tensão além de afetar diretamente os músculos envolvidos interfere na interpretação da mensagem que, acredite, também ficará tensa.

Existem duas áreas na parte superior do corpo que abrigam muita tensão: a testa, os ombros e pescoço. Tensão na testa é um sinal de que, muito provavelmente, existe uma grande tensão na mandíbula que, inevitavelmente, vai em direção ao pescoço: duas partes da cabeça que nós precisamos que estejam bem. Quem afirma isso é Ann S. Utterback, PhD em voz com mais de 40 anos de experiência.

Ela diz também para fazermos um teste: enrugue a sua testa e observe como se comporta todo o resto da sua cabeça. Percebeu como sua mandíbula tensiona?


Se sua mandíbula estiver tensa, isso afetará sua ressonância (a riqueza e plenitude de sua voz), bem como sua articulação.


AGORA SEU PESCOÇO

Quando a tensão atinge o pescoço, ela tem o poder de fazer com que o ritmo da voz fique mais lento, certamente você não quer que isso aconteça na hora da gravação. As pregas vocais (cordas) são estruturas de tecido musculoso no interior da faringe que vibram com a passagem do ar que sai dos pulmões, produzindo a nossa voz, veja como elas funcionam:

A especialista costuma recomendar a seus clientes que trabalham em TV, como apresentadores e repórteres a assistirem seu trabalho e olhar para os tendões em seu pescoço. Se esses tendões parecerem grossos, “fortes”, é sinal de que seu tom de voz é elevado.

Então, o que você pode fazer para evitar essa tensão?

Para começar, experimente alongar seus ombros. Veja como no vídeo abaixo:

Em relação aos músculos da face, a ginástica facial ajuda a relaxar, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, a circulação no local diminui. Durante a sessão de “ginástica” facial pode-se exercitar os músculos da mímica (músculos da expressão facial), da mastigação e do pescoço. Veja um exercício simples de ser feito:

a) coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas, fazendo uma pressão suave.

b) puxe as sobrancelhas para baixo, franzindo a testa, como se uma sobrancelha fosse encontrar com a outra.

c) então, lentamente, erga as sobrancelhas o máximo que puder, e abra bem os olhos, arregalando-os. d) lentamente, volte à posição normal.

Fazer 10 vezes o exercício.

Você vai ver como essa dica é valiosa!

E não esqueça da respiração diafragmática e do aquecimento vocal que também são importantes antes de iniciar uma gravação. Veja os cuidados com a saúde e qualidade da voz do locutor no post disponível AQUI. Tem mais alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários! Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page