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Guia do home studio: tudo o que você precisa para começar – Parte II

  • Foto do escritor: flaviokranic
    flaviokranic
  • 28 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura


No último post, disponível AQUI, falamos sobre equipamentos que qualquer locutor publicitário necessita ter na manga quando resolve ingressar nessa carreira. No texto anterior abordamos três tópicos importantes:

• Microfone • Fones de ouvido • Computador

Dando continuidade, vamos falar sobre outros três pontos que complementam esses primeiros; são eles:

• Interface de áudio • Software de gravação/edição • Localização/Acústica

INTERFACE DE ÁUDIO Hoje o mercado apresenta grande variedade de produtos de boa qualidade e baixo custo para quem quiser começar a trabalhar com áudio digital, partindo de um microfone e fones de ouvido USB conectados diretamente ao seu PC ou Mac, com os quais você já terá condição de trabalhar. Mas dentro do studio, a maioria dos locutores prefere usar interface de áudio externa que costuma oferecer maior controle, flexibilidade e qualidade. Essas interfaces, por padrão, aceitam microfones profissionais que usam conectores XLR de 3 pinos, tipo de conexão que você não encontrará em PCs ou Macs. Dependendo do microfone escolhido ele também exigirá a chamada "phantom power" ou alimentação fantasma, necessária para o funcionamento de microfone do tipo condensador, conhecido assim em referência ao seu princípio de funcionamento. Já o microfone do tipo dinâmico é um dispositivo passivo, não depende de alimentação externa para funcionar, porém o seu sinal é mais fraco, exigindo mais do equipamento em que estiver ligado e a sua conexão também pode ser feita através de conectores XLR.

Você vai ver também que essa conexão pode ser balanceada ou não balanceada, e agora, o que isso significa? Bem, uma conexão balanceada, para funcionar, depende que o sistema inteiro seja compatível, ou seja, interface, conexões, cabo e microfone. Não adianta usar cabo balanceado se a interface não for adequada a esse tipo de conexão. E qual a vantagem de um sistema balanceado? Falando de uma maneira simples, as conexões balanceadas permitem cabos mais longos, oferecem maior imunidade a ruídos e um sinal 6 dB mais alto.

Em resumo, a maioria das interfaces de áudio de boa qualidade oferece entradas de microfone balanceadas com conexão XLR, alimentação phantom power e comunicação via USB que podem ser conectadas diretamente a um computador.


SOFTWARE DE GRAVAÇÃO/EDIÇÃO Raramente um locutor publicitário terceiriza os serviços de edição do áudio, portanto, ele mesmo põe a mão na massa, até porque a maioria dos trabalhos não são muito complexos ou possuem uma grande mistura de trilhas de áudio, o que daria um pouco mais de trabalho, dessa forma, um software de edição simples é preferível: não há nenhuma vantagem em usar uma ferramenta mais complexa do que o necessário.

Nessa linha, o Audacity cai muito bem. Esse software é uma DAW (Digital Audio Workstation) que em português significa “estação de trabalho de áudio digital”. Trata-se de uma ferramenta gratuita de edição e processamento de áudio de código aberto para Windows e Mac. Esse software atenderá satisfatoriamente as suas necessidades e graças à sua popularidade você encontrará uma grande variedade de tutoriais na internet para lhe ajudar a trabalhar com ele. No entanto, existem ferramentas mais robustas, que dependem muito da experiência do usuário, o que deve ser considerado na hora de instalar, já que você possivelmente não quer perder muito tempo editando um trabalho.

Você pode baixar o Audacity gratuitamente AQUI.


LOCALIZAÇÃO/ACÚSTICA Já falei um pouco sobre isso e, para quem tiver a curiosidade, mostro como eu montei meu home studio, disponível AQUI. Deixei este tópico por último por se tratar de um assunto mais importante e complexo do que parece e para que você dedique a máxima atenção a ele. Não importa quão incrível seja o seu microfone e as outras ferramentas; sem um ambiente de gravação tranquilo e adequado nenhum equipamento, por mais moderno que seja, será suficiente para você realizar suas gravações com qualidade. Ruídos externos como o tráfego da rua em frente de casa, o som do vizinho ao lado subindo as escadas, cachorro latindo ou gato miando - tudo isso pode fazer da sua gravação um serviço inutilizável. Além disso, uma sala com superfícies lisas, de acústica pobre e mal cuidada, pode introduzir as reflexões e ressonâncias acústicas da sua sala nas suas gravações, prejudicando o resultado.

O principal objetivo para se montar um home studio é reduzir o ruído externo, tanto quanto possível, e a isso damos o nome de isolamento acústico. O outro fator que definirá a qualidade dos seus trabalhos está no tratamento acústico, que é o ajuste do tempo de reverberação e a boa distribuição do som dentro da sua sala de gravação. É certo que no início da carreira não temos verba nem experiência suficiente para avaliar soluções para todas essas questões, da melhor maneira possível, mas temos que começar a trabalhar de alguma forma, não é mesmo? Caso more em uma região pouco barulhenta, isso já é meio caminho andado ou então esperar para gravar à noite. Neste post AQUI tem muitas dicas para evitar ruído nas gravações.

No mais, se você tiver força de vontade, veia empreendedora, talento e alguma grana reservada para começar, tudo que você precisa é de um espaço tranquilo, um microfone de boa qualidade, fones de ouvido, um computador, mesmo que de configuração simples e software de edição livre, esses são os itens fundamentais para começar a trabalhar de uma forma independente com locução publicitária.

Quanto custa? Depende muito do que você vai precisar para adequar o espaço. Peça sempre conselhos a quem já passou por isso e construiu seu home studio do zero.

Você tem outras dicas ou dúvidas? Participe! Deixe um comentário, compartilhe.

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