top of page

6 maneiras de evitar ruídos na sua gravação



Imagine a cena...


É um belo dia. O clima está favorável e você está disposto e feliz por ter mais um trabalho legal para fazer. Você entra na sua sala de gravação, liga o computador, ajusta o microfone, organiza e relê o roteiro e pronto: é hora de gravar! As palavras soam bem e o texto sai de primeira.


Gravação feita. Agora é hora de conferir como ficou... E é neste momento que todo esse paraíso descrito no parágrafo anterior torna-se um pesadelo.


Sua voz soa muito bem. É intimista e acolhedora, clara e natural ao mesmo tempo. Mas, de repente, aquela surpresa desagradável: uns ruídos que insistem em marcar presença, como o rangido de uma porta, um latido ou uma conversa no corredor ao lado.


Decepcionado, você sente a inspiração ir embora. Só tem uma solução: regravar, mas aí as palavras parecem não pertencer ao mesmo texto. Elas desajeitadamente tropeçam em sua língua. A verdade é que ninguém gosta de regravar um texto quando o primeiro take foi, aparentemente, perfeito. Nesse impasse, Você se vê perdendo um tempo valioso.


Neste guia, eu quero compartilhar 6 maneiras de evitar o ruído durante a gravação:


1- Isolamento acústico

Isolamento acústico é algo um pouco mais complicado do que parece, pois a eficiência do isolamento acústico depende de massa (peso) ou de espaço. Então a primeira conclusão sobre isolamento acústico é que isopor não tem nenhum efeito como isolante sonoro, sua eficiência isolante é apenas térmica.


Uma solução muito utilizada para gravação de voz é o uso de cabine audiométrica, facilmente encontrada na internet. Algumas empresas chegam a anunciar cabine para locução. A eficiência dessas cabines é bastante aceitável considerando o fato de serem construídas em madeira e poderem ser desmontadas e remontadas com relativa facilidade.


As cabines de gesso acartonado, conhecido também por Drywall, são mais eficientes, porém, depois de prontas não podem ser desmontadas impedindo seu aproveitamento em outro local. A minha foi feita assim e você pode ver a sequência de sua construção neste link.


Até aqui falamos em soluções mais definitivas, afinal de contas, uma cabine dessas tem o custo equivalente ao de um bom microfone, sendo então um investimento que merece planejamento.


Mas para você gravar sua voz de forma aceitável sem depender de uma cabine, até que você possa providenciá-la ou se tiver que gravar fora do seu estúdio, caso já tenha um, seguem algumas dicas práticas para melhorar a qualidade acústica da sua gravação.


2- Use um microfone dinâmico

Esta é fácil. O primeiro microfone que você deve comprar para um homestudio deve ser um microfone dinâmico. Microfones dinâmicos são menos sensíveis que microfones condensadores, que por serem extremamente sensíveis tendem a captar os menores ruídos do ambiente.


Os microfones dinâmicos são chamados "microfones duros" justamente por precisarem de maior pressão sonora para funcionar, o que os torna ideais para trabalhar em salas sem isolamento e tratamento acústico adequado, captando menos ruídos distantes, tanto os externos à sala quanto os internos como a ventoinha do computador e o retorno da sua voz depois de bater nas paredes voltando ao microfone, causando um efeito conhecido como reverb.


3- Cortinas, tapetes, cobertor ou edredom pesado nas paredes

Para diminuir o tal reverb da sala, feche as cortinas, pendure cobertores nas paredes, coloque tapete no chão. A janela, caso não tenha cortina, também merece um revestimento desse tipo, já que tecidos e acolchoados têm a capacidade de absorver ruídos e minimizá-los no ambiente. Quanto mais elementos absorvedores de ruído na sala, melhor.


4- Coloque um cobertor pesado ou edredom sobre a fonte de ruído

Se você não tem como distanciar o computador barulhento, por exemplo, uma saída paliativa é reduzir o ruído com uma manta grossa ou edredom (o mais pesado que você tiver em casa). Essa dica deve resolver temporariamente o seu problema.


5- Desligue tudo

Esta dica parece muito óbvia, mas muita gente se esquece de pôr em prática na hora de gravar.

Desligue as máquinas de lavar roupas, lava-louças, ar condicionado, ventilador, rádio, televisão, geladeira e qualquer coisa que faça barulho em sua casa.


6- Feche todas as portas e janelas da sua casa

Esta dica é muito simples, mas faz uma enorme diferença. Não basta fechar as portas e janelas do local onde você está, a dica é fechar tudo! Se na sua casa vivem outras pessoas, peça-lhes para permanecerem em silêncio, em um único cômodo da casa, até porque você não quer portas batendo no meio da sua gravação, não é mesmo? Mas caso isso não seja possível, prefira gravar durantes a madrugada, quando todos, possivelmente, estejam dormindo – em silêncio.


No próximo post, teremos mais dicas para evitar os ruídos na hora da sua gravação.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários! Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page