top of page

Técnicas para melhorar o desempenho na locução



De uns anos para cá tem havido uma tendência que prega a narração mais natural, mais coloquial e mais conectada a uma audiência.


Para fazer isso com sucesso existem certas técnicas que você precisa saber, que dependem muito mais da sua capacidade de interpretar do que de ter uma voz potente.


Na TV, rádio e publicidade on-line, somos obrigados a trazer algo único para a gravação, então quero dar algumas dicas de técnicas para ajudá-lo a criar “performances” críveis e que não fujam da naturalidade.

A melhor maneira de aprender a fazer isso é praticar, praticar e praticar!


Experimente ler como se não estivesse lendo... entende? Leia de forma tão natural como se estivesse falando ou contando uma história pra pessoa que está à sua frente, ouvindo.


Esteja consciente de cada palavra e frase que você pronuncia.


Ouça bem o que você está dizendo. Lembre-se que a sua mensagem precisa passar um sentimento, seja de emoção, superação e sucesso ou apenas cativar e até convencer alguém sobre algo.

Antes de ir pra frente do microfone, faça estas perguntas para saber o que merece ênfase na sua interpretação:


  • Qual é o produto/informação central?

  • Com quem estou falando (público-alvo)?

  • Onde encontrar?

  • Quais são as palavras-chave (substantivos e numerais, nunca advérbios)?

  • Que retorno publicitário o meu cliente precisa (vendas, posicionamento de marca)?


Não se esqueça, o meio digital não gosta de vozes altas. Seja comedido!


A fim de convencer, você precisa falar que o sorvete que você está “vendendo” é o melhor que você já provou; que o equipamento à venda é incrível… ou que se você comprar este produto nunca mais terá um dia ruim, por exemplo.


É preciso agir como se você fosse uma autoridade sobre o que está falando. Essa é uma habilidade real, se você não está muito familiarizado com o texto, e ainda mais se não sabe do que está falando, como normalmente acontece em textos mais específicos, sobre medicina, por exemplo, é importante estudar o assunto e tirar todas as dúvidas com o cliente.


Tudo em boa medida, sem excessos, que certamente soarão falsos. Este, talvez, seja o maior desafio: não exagerar.


Se o texto pede para ser mal humorado, perplexo, manipulador, sedutor ou incrivelmente excitado, a melhor dica é: pense apenas como você reagiria em uma situação real. Analise suas reações e as emoções envolvidas para sustentar sua história e defendê-la. Dessa forma as suas gravações farão sentido tanto para você como para quem as ouve.


Experimente, exercite e bons trabalhos!

Até a próxima!


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page