Como vender-se bem para um novo cliente
Podemos dizer que, pelo menos, uns 90% dos profissionais que trabalham com locução publicitária não são grandes vendedores – o que é um grande erro, mas a pergunta que muitos de nós nos fazemos é como vender nossa imagem sem forçar a barra, principalmente se estivermos diante (tête-à-tête) de um cliente novo?
Uma coisa é certa e já disse em outro post: nós precisamos ser o nosso próprio empresário e agir como tal. Aqui estão três passos para vender-se melhor sem forçar a barra:
1- Ouça mais e fale menos 2- Diagnostique antes de prescrever 3- Pare de se prender ao resultado 1. ESCUTE MAIS, FALE MENOS Pode parecer contraditório para um locutor publicitário falar menos, mas estar quieto e ouvir, a fim de entender o que o cliente precisa, é a primeira coisa a fazer.
Então não fale... Escute. Limite-se ao máximo a fazer perguntas, esclarecer suas dúvidas e repetir o que a outra pessoa está dizendo para mostrar que você "entendeu". Isso é o que chamamos de "etapa do feedback". O cliente invariavelmente perceberá que você é muito atencioso e que contribuirá muito em seu projeto.
2. DIAGNÓSTICO ANTES DA PRESCRIÇÃO
Como para todo bom médico, o próximo passo após a consulta e análise dos sintomas é diagnosticar – em nosso caso, é diagnosticar a situação do cliente. Nesse momento você pode ajudá-lo a ver o que realmente está acontecendo com seu projeto e quais são seus objetivos reais.
Como um efeito esperado desta etapa, você estará agregando valor ao seu serviço. Você passa a boa impressão de que não é apenas mais um locutor, mas também um parceiro do sucesso desse projeto.
3. NÃO SE PREOCUPE COM OS RESULTADOS
Finalmente, pare de se prender aos resultados. Isso vai contra muita coisa que temos enfatizado aqui sobre ser bem-sucedido. Rejeição e desaprovação são coisas terríveis, e, como locutores, aprendemos a fazer o nosso melhor, mas não dá pra ficar pensando no resultado e esquecer o caminho até chegar lá. Faça cada etapa com zelo e tudo dará certo.
Portanto, fique relaxado, positivo, calmo e desapegado. Deixe a perspectiva fazer a conexão entre suas necessidades - que você definiu anteriormente – e o que você pode oferecer a esse cliente que está confiando ao seu profissionalismo um trabalho que pode ser apenas o primeiro de uma grande série. Como uma expressão em latim: Carpe diem.