top of page

Ler em voz alta melhora a sua voz e te deixa mais inteligente


Foto: Getty Imagens

Foto: Getty Imagens

Por que o treinamento da leitura em voz alta, além de contribuir para uma boa dicção, ainda ajuda a te deixar mais inteligente? Quando você executa a leitura falando as palavras em voz alta, você terá um grande número de benefícios; veja alguns:


- Aumenta o poder de concentração

- Enriquece o seu vocabulário

- Melhora sua compreensão

- Gera oportunidade para experimentar e divertir-se

- Exercita a musculatura da face

- Desafia o uso da entonação

- E óbvio, melhora a habilidade da leitura


O ato de ler em voz alta pode ser tão prazeroso que você nem vai perceber que está fortalecendo suas habilidades mentais e verbais. Lembre-se que sua mente é semelhante a um músculo, ela precisa ser treinada.


Ao ler em voz alta, você estará trabalhando a conexão entre sua mente e sua voz em toda a extensão o que resulta em maior foco e coesão.


Por que ler em voz baixa não traz os mesmos benefícios?


Quando você está lendo “internamente”, você fica limitado dentro de uma experiência muito particular. A experiência de ler em voz alta encontra camadas mais profundas de significado nas palavras, pois ao serem faladas, elas assumem vida própria fora da página escrita e tornam-se parte de você, e, inevitavelmente, pela compreensão, tornam-se parte do seu vocabulário e influenciam o uso da linguagem.


Se você está começando na locução publicitária e quer trabalhar mais o seu lado interpretativo, experimente ler um livro infantil para uma criança, é uma tarefa mega divertida, você vai gostar! Incorpore os personagens, faça diferentes tipos de vozes, ouse! Você vai soltar um artista que estava preso dentro de você.


Caso queira fazer um treinamento ainda mais intensivo, grave a si mesmo durante esse processo interpretativo, em seguida faça uma análise, perceba onde deve melhorar a pronúncia, entonação, pausa... Foque no processo respiratório, ele é uma ferramenta importantíssima na vida de qualquer profissional que trabalha com a voz.


No mais, tire um momento por dia para fazer esse exercício. Logo, será perceptível a sua capacidade de ler com mais eficiência, agilidade, sem gaguejar ou tropeçar nas palavras. Vale leitura de jornal, revistas, textos na web, bula de remédio, verso de shampoo, enfim, torne a leitura um hábito na sua vida. Como diz aquele slogan: leitura muda o mundo – e muda você! Gostou da dica?

Curta, compartilhe!

Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page