top of page

Veja sua caixa de spam: você pode encontrar alguns trabalhos por lá



Isso vai soar como alguém lembrá-lo de usar o cinto de segurança, escovar os dentes, e outras coisas fundamentais do tipo.


Esses dias eu verifiquei a pasta de filtro de spam do meu e-mail pela primeira vez em uns dois meses, pelo menos... Veja só! Encontrei um pedido de orçamento de um grande cliente em potencial que passou batido. Nessa hora a gente lamenta e percebe que precisa ficar mais atento ao e-mail.


O que acontece?


E-mail na caixa de spam significa que o bloqueio criado no sistema do provedor do seu e-mail (que pode ser Gmail, Outlook, Yahoo, etc.) entendeu alguma parte do conteúdo da mensagem como uma ameaça viral. Pode ter sido um link, o próprio texto, formatação ou algumas palavras comumente utilizadas em mensagens com propaganda. Até o texto em caixa alta ou com muitos caracteres no “assunto” do e-mail pode fazer a mensagem cair nesse filtro.


Outro fator muito comum é o primeiro contato. Como não houve interação entre você e esse novo remetente, a chance de o “trabalho” ir parar na caixa de spam também é grande, além das contas com domínio corporativo, por exemplo: fulano@empresa.org.br. Além disso, certamente o seu e-mail deve estar configurado para “zerar” a caixa de spam a cada 30 dias, ou seja, outras propostas de trabalho podem ter ido por ralo abaixo.


O que fazer?


Dificilmente podemos chegar para o cliente e dizer que ele está mandando um e-mail que não obedece alguns critérios utilizados pelos filtros anti-spam, não é mesmo? Nem tampouco sugerir que ele prefira o contato por telefone, WhatsApp e afins para evitar que esse tipo de situação aconteça. Clientes que não têm locutor fixo - o que engloba agências de publicidade, podem enviar a solicitação de orçamento para vários profissionais da locução publicitária a fim de fazer a cotação de valores. Os mais rápidos no gatilho na hora de responder e as melhores propostas serão as selecionadas. Isso quer dizer: se você não viu a mensagem, é quase impossível chegar em primeiro nessa corrida.


A única saída é ficar de olho na caixa de e-mails e sempre observar a pasta de spam e de lixo. Separe um horário fixo do dia para fazer esta checagem. Você não vai se arrepender. E sempre que encontrar um e-mail que não é spam, de fato, clique para abri-lo e, dependendo do seu provedor, vai aparecer a mensagem para você classificar esse e-mail como NÃO É SPAM, e a partir de então, os e-mails deste remetente sempre chegarão à sua caixa de entrada.


Se você quiser testar se seu e-mail pode ser considerado spam, siga essa dica: Para começar redija um e-mail como você envia normalmente;

  1. Acesse o site www.mail-tester.com; lá você verá um endereço de e-mail aleatório, como por exemplo, “web-0jPonk@mail-tester.com“;

  2. Envie seu e-mail para o seguinte endereço encontrado no site;

  3. Em seguida, verifique seu e-mail clicando no botão azul “Verifique sua pontuação“.

O site irá exibir uma pontuação de 0 a 10 para seu e-mail indicando pontos positivos e falhas a serem corrigidas.


Você tem mais alguma dica para compartilhar?

Deixe nos comentários!


Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page