top of page

Soluções para gravar em viagem: conexão OTG, você conhece?



Estava pesquisando soluções para gravação em viagem e me deparei com um texto recente sobre uso de celulares e tablets com sistema Android para este fim. Muita gente acredita que basta ter um celular, comprar um microfone USB que está tudo resolvido! Não é tão simples, pois existem as questões de compatibilidade de equipamentos, Android e DAWs (Digital Audio Workstation ou, no caso dos celulares e tablets, app de gravação).


Uma das questões mais intrigantes é a falta de informação disponível a respeito da conexão de um microfone USB (ou periféricos como mouse, teclado, pen-drive, entre outros) para celular de forma que o áudio convertido em dados dentro do microfone consiga trafegar de fora para dentro e vice-versa no celular. E foi por isso que resolvi compartilhar as ideias do melhor texto que já li a respeito de adaptadores OTG (On The Go), que é o acessório que nos permite trabalhar com o celular como se fosse um micro computador (quem poderia imaginar isso há 10 anos? rs).


Eu não tenho a intenção de fazer propaganda de nenhum produto, mas a empresa eXtream, dando suporte ao seu aplicativo, "Audio Evolution Mobile", escreveu um texto recentemente muito esclarecedor a respeito do assunto que estamos tratando. O original, em inglês, encontra-se no site do desenvolvedor, acessível AQUI.


CABO ou adaptador USB OTG


Para conectar seu microfone USB ao celular, você provavelmente precisará de um cabo adaptador USB OTG para acionar a funcionalidade do dispositivo Android. Este é o adaptador que você necessita, caso o seu microfone USB não venha com cabo próprio:


Ou se você tiver um conector USB-C no seu dispositivo Android:


Caso o seu app seja compatível com interfaces de áudio USB é possível que precise de um adaptador diferente. O cabo abaixo é semelhante a um cabo USB OTG padrão, porém com um conector USB fêmea de tamanho normal que permite a conexão do cabo USB da interface de áudio, mas se ramifica em 2 conectores na outra extremidade. Um é o conector micro USB padrão para conectar-se ao dispositivo Android e o outro é um conector micro USB fêmea, que permite a conexão de um carregador de parede ou uma bateria externa micro USB padrão para injetar energia no circuito.


Fique atento, pois algumas interfaces de áudio requerem 500 mA de energia, enquanto alguns adaptadores de parede ou bateria externa para Android fornecem apenas 300 mA, portanto, usar um cabo OTG-Y não ajudará e um adaptador mais poderoso ou um hub USB com energia pode ser necessário.


NÃO use ou compre este:


Quando você for comprar um adaptador na loja, certifique-se que seja 'OTG', pois existem modelos que possuem apenas conexão de energia e não de dados.


Dicas: existe uma infinidade de aplicativos de gravação para Android e eu não tenho como dizer qual é o melhor, até porque depende do tipo de uso que você vai fazer. Contudo, algumas regras valem para todos os casos: a grande maioria dos apps possue uma versão de teste, cada qual com suas restrições, mas muito provavelmente suficiente para você avaliar se vale a pena investir na versão completa. Normalmente são aplicativos bem mais baratos que os softwares de PC, então, nem precisa pensar duas vezes, não arrisque a sua tranquilidade de trabalhar com ferramentas devidamente legalizadas e originais.


Para garantir uma gravação sem falhas, coloque seu dispositivo no modo 'Avião', feche os outros aplicativos e desative também o antivírus e qualquer sistema de economia de bateria, se for o caso e, não mude para outros aplicativos durante a gravação. Assim você libera toda a capacidade do seu celular para o seu trabalho para que seja feito com a máxima qualidade.


No próximo post traremos mais informações sobre este assunto e também vamos falar sobre os possíveis problemas na hora de utilizar seu app para gravação.


Ficou com dúvidas? Deixe um comentário.

Até mais!



Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page