Uma sala de experiências da Microsoft exibe o lugar mais silencioso do mundo



Já pensou em gravar em um estúdio onde comprovadamente é o lugar mais silencioso do mundo?


Vamos falar da câmara anecoica da Microsoft.

No mundo do áudio, salas anecoicas são necessárias para testar microfones e caixas acústicas por eliminarem ao máximo qualquer reflexão sonora, como se não houvessem paredes, piso ou teto para refletir o som e interferir nas medições de estudo e avaliação dos parâmetros acústicos destes equipamentos que fazem parte de nosso dia-a-dia.

De acordo com o texto publicado no site do El Pais Brasil – resumido neste post, os primeiros segundos são de incredulidade. Parece que você entrou em um laboratório com paredes à prova de som. A sala mais silenciosa do mundo, reconhecida até pelo Guinness World Records, fica em Seattle. Mais especificamente em Redmond, na sede da Microsoft.

A sala tem paredes isolantes de 12 polegadas (30,48 centímetros) de profundidade e um fosso de 24 polegadas (60,96 centímetros) que separa o local das demais salas. Não há luzes. A iluminação só entra ao abrir a porta aos poucos.

Confira mais detalhes no vídeo:


Para que você tenha alguma referência do que significa o verdadeiro silêncio, a figura abaixo vai ajudar a ter uma melhor ideia do que cada nível de ruído representa. Veja que a escala só vai até 0 por representar o limite do ouvido humano, níveis negativos nem constam!


Gopal Gopal, o engenheiro de som indiano responsável pela sala, explica que o som de dois átomos que se tocam é de -23 decibéis. Uma referência difícil de assumir apenas com a imaginação. Ele foi o responsável por projetar, lançar e manter esta câmara tão peculiar. O limite do ouvido humano é de 0 decibéis. O recorde anterior era -9. A Microsoft conseguiu o título com -13.

Por que a Microsoft criou esta sala?

As possibilidades de futuro são muitas, mas, por enquanto, o local está sendo usado intensivamente em três produtos. Querem melhorar e refinar o assistente de voz Cortana (equivalente a Siri, da Apple). Também usam o espaço para o Skype, seu serviço de chamadas e videoconferência, e para seu tradutor de idiomas em tempo real. Graças a esta sala, podem registrar o som da voz com alta pureza, com uma enorme quantidade de tons, e assim reconhecer bem diferentes matizes, tonalidades, distorções e timbres. Também se pode obter o efeito contrário, saber quais canais são os limpos e quais são os sujos – aqueles que carregam ruídos.

“Com isso conseguimos fazer com que, se alguém faz um telefonema do Skype em um bar, com barulho e rodeado de copos batendo e música de fundo, seja possível ouvir a voz mais nitidamente”, explica Gopal.


Para nós, locutores, conhecer uma sala dessas seria a realização de uma grande curiosidade!! Enquanto isso não acontece, você pode dar uma conferida em um dos nossos posts que fala sobre “Sala de gravação: problemas e soluções”, disponível AQUI.

Aproveite e deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida sobre montagem de home studio. Até mais!!


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square