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Demonstração de voz: 5 razões pelas quais ela pode ser menos vendável (e o que fazer)

9 May 2017

 

 

Está começando na locução publicitária? A seguir veja cinco razões comuns que demonstrativos menos atraentes geralmente apresentam.

 

1. Quando você tenta imitar alguém


Geralmente, quando estamos no comecinho da carreira, tentamos imitar alguém que admiramos. Até aí não há problema algum quando estamos treinando e fazendo algo caricato, mas quando você procura se profissionalizar é fundamental que trabalhe o seu talento e crie a sua própria marca vocal.


SOLUÇÃO: Seja você mesmo.


POR QUE? As produtoras/clientes procuram vozes autênticas, que pareçam mais do que nunca únicas e singulares. 


Nota: Se você não consegue gostar da sua voz, não se preocupe com isso - basta lembrar que de alguma forma você começou a pensar em trabalhar com locução publicitária porque alguém falou que você tem uma voz boa, não foi mesmo? E escutar  sua voz diferente quando gravada é normal e você pode entender isso clicando AQUI.
 
2. Você mostra muita variedade


Nem sempre mais variedade equivale a mais possibilidades de trabalho.


SOLUÇÃO: Foque e faça o que você faz bem, e nada mais.

 

POR QUE? Se o seu desempenho for medíocre, raramente será contratado por grandes clientes, portanto é melhor oferecer apenas os estilos que você domina.

 

3. Você mostra os estilos errados


Sua voz é jovem, se encaixa melhor em narração descolada e descontraída? Então deixe claro as suas habilidades, isso o ajudará a se posicionar melhor no mercado.

 

SOLUÇÃO: Ouça com bons ouvidos as críticas que receber e com o tempo você aprende a ter senso crítico. Para começar, como foi dito acima, foque no que você faz e tem de melhor.

 

POR QUE? Locução é um negócio - não é apenas uma voz. Portanto, considere um modelo de negócio comercializável para você. Exemplos:


•    Se você é inquieto, não é interessante narrar audiobooks.
•    Se sua voz é forte, não narre vídeos que fale de yoga.
•    E assim por diante.

 

4. Você não estava pronto para fazer uma demonstração de voz


O que mais observamos em quem está prestes a ser um locutor publicitário profissional é a ansiedade para se inserir no mercado, o que de certa forma é legal, pois mostra o tamanho do interesse em fazer parte desse mundo tão bacana, mas essa pressa pode ser extremamente prejudicial.

 

SOLUÇÃO: Grave uma demonstração de voz quando estiver pronto. Pronto significa que você pode FÁCIL e CONFORTAVELMENTE reproduzir o som do seu demonstrativo diante de um produtor exigente.

 

POR QUE? Você não vai ter trabalho até que esteja pronto para começar; então, fazer um demonstrativo antes de sentir-se apto e confiante é o mesmo que jogar dinheiro fora. 

 

5. Você não estava pronto para apresentar uma demonstração


Mais uma vez aqui entra a ansiedade.


SOLUÇÃO: Saiba mais sobre a indústria da locução publicitária, começando por sua cidade, região. Determine qual é o seu nicho dentro do mercado e crie um plano de comercialização eficiente antes de começar a querer gravar. Aprenda todos os processos que fazem parte do cotidiano de um locutor publicitário. 


POR QUE? Você provavelmente vai perder tempo e dinheiro se não tiver em mente as diversas possibilidades de atuação e qual pode ser o seu grande público. Tenha tudo isso bem definido e trabalhe para conquistar os clientes certos. Garanto que não irá se arrepender.

 

Você tem mais alguma dúvida sobre como montar seu demonstrativo? E você que já tem o seu, está satisfeito com ele?


Participe. Comente!

 

Até mais!

 

 


 

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