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A importância da Locução Publicitária para o Marketing


A linguagem audiovisual é uma ferramenta poderosa no campo da comunicação publicitária. E locução é uma parte integrante do Marketing. Os dois necessariamente andam de mãos juntas, seja para a produção e desenvolvimento de um bom spot ou narração de um vídeo, por exemplo.


Quando o assunto é vender um serviço ou produto, a locução publicitária desenvolve um ótimo papel dentro de qualquer campanha, no entanto, é recomendável tomar alguns cuidados. Para começar, não é bom optar por locutores despreparados para representar determinado negócio. Muitas vezes o barato sai muito caro e pode trazer vários problemas para uma campanha que tinha todas as possibilidades para dar muito certo.


Locução é algo que qualquer um pode fazer. Agora, fazer bem feito já é outra história. Não basta estar no mercado da locução, é preciso entender o mercado publicitário e saber lidar com as diferentes nuances do marketing. O sucesso da marca ou da empresa está, também, diretamente ligado a quem a divulga e como a divulga.


Veja 3 razões pelas quais as campanhas publicitárias e o Marketing precisam de uma voz profissional e porque é preciso selecionar bem o locutor publicitário:


  1. Fazer locução é uma habilidade real - nem todos podem fazê-la


Muitos podem até pensar que fazer uma locução publicitária é apenas abrir o microfone, ler o texto sobre um produto ou serviço, editar e entregar o áudio ao cliente, mas não é bem assim.

É fundamental levar em conta o portfólio do locutor e sua desenvoltura interpretativa. O recomendável é sempre solicitar demonstrações de trabalhos já realizados para se ter uma base da habilidade do profissional.

2- Existem técnicas do neuromarketing que é preciso usar


A neurociência já está bastante difundida e envolvida no conceito de marketing, e não é à toa. De acordo com a especialista em Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas, Leide Franco, o neuromarketing trabalha com a necessidade de estimular os sentidos de quem está do outro lado, a fim de criar vínculos emocionais. "A mente do consumidor é o caminho para o sucesso. O êxito da campanha publicitária vai depender de como os nossos cinco sentidos são gerenciados e como podem desencadear determinadas percepções no consumidor, que o leve a comprar ou pagar pelo serviço", explica.


Os profissionais da locução precisam estar preparados para prender a atenção dos ouvintes e enfatizar certas partes do texto, essencialmente, conduzindo o ouvinte a uma viagem. Estas técnicas não são aprendidas do dia para noite, é preciso experiência, estudo e treino.

3- A voz também faz parte da marca


Um vídeo que lança um produto ou serviço com informações dinâmicas, infográficos e uma edição fantástica, precisa ter uma narração à altura, uma vez que a narração complementa todo o trabalho de arte. É preciso lembrar que voz marca e isso gera envolvimento cliente/consumidor, uma relação geralmente sólida que pode durar uma vida inteira.


A narração precisa passar a informação e cativar quem está do outro lado ouvindo ou - ouvindo e vendo, no caso de uma narração em vídeo. Do contrário, serão apenas palavras soltas ao vento e um balde de água fria no processo de criação. Lembre-se: faça do cliente o grande herói da sua história.


Para aprender e desenvolver as técnicas adequadas de locução existem cursos próprios, dirigidos ao desenvolvimento e treinamento dessas técnicas. Pesquise sobre o assunto, mas não deixe de perguntar aos colegas mais experientes para conhecer as opções na sua região.

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