top of page

A prática traz a perfeição? Veja 5 passos que você vai querer seguir!

Você está se exercitando o suficiente?


Você pode até pensar que estou me referindo ao exercício na academia de ginástica. Garanto que não é bem isso. No cantinho da prática não há nenhuma esteira, pesos, ou máquina de musculação. O regime do qual falo tem a ver com o exercício de suas habilidades de atuação, mais do que qualquer outra coisa.


Para muitos locutores publicitários, a prática acontece com a constância, mas isso não é suficiente para nos tornarmos excelentes naquilo que somos e queremos ser. Pensando assim, uma das atividades para melhorar o desempenho na locução que eu sempre indico é a leitura. Leia muito! Livros, revistas, gibis. Vale até bula de remédio! Leia preferencialmente em voz alta! Matérias/notícias na internet ou no jornal impresso também são boas fontes de aprendizado.

Outra dica legal é fazer os exercícios vocais. Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto, recomendo a leitura da revista TÉCNICAS FONOARTICULATÓRIAS PARA O PROFISSIONAL DA VOZ, disponível para download gratuito. Embora essa revista possua caráter específico voltado para profissionais da área da fonoaudiologia, vale a pena a leitura, pois podemos aproveitar algumas recomendações que se aplicam bem em nossa área.


Importante: nenhuma revista, texto de internet ou algo do tipo substitui a consulta com um fonoaudiólogo.

Veja outros passos que você pode dar para aperfeiçoar suas habilidades na locução:

1. Tenha disciplina Como tornar-se um locutor melhor dia após dia? A resposta se resume em tempo e empenho dedicados rotineiramente, o que para muitos de nós significa adquirir um novo hábito. Praticar precisa ser um hábito. Qualquer profissional sabe que a dedicação é um dos ingredientes principais para um hábito criar raízes. Para ter sucesso nessa área, você vai precisar encontrar um tempo diário onde possa investir em seu desenvolvimento na locução.

Leu as informações na revista que recomendei acima? Considere fazer exercícios vocais durante seu deslocamento. Trabalha em casa (home studio)? Aproveite aquela ida à padaria para treinar. Outra coisa que irá ajudá-lo, no caso da leitura, é fazer o exercício no mesmo local, sempre. É como o ato de escovar os dentes: geralmente você sempre o faz na mesma pia, no mesmo horário, não é mesmo?

2. Faça do seu trabalho uma diversão Uma das grandes alegrias de ser um locutor publicitário é que você está limitado apenas pela sua imaginação. Há muitas maneiras diferentes de você explorar o seu instrumento vocal: interpretar um roteiro ou desenvolver um personagem pode fazer do seu dia uma oportunidade valiosa para extrapolar e colocar a sua criatividade para fora. E esse tipo de trabalho é também um exercício. Se você se concentrar apenas em um aspecto do seu lado interpretativo, você nunca vai fortalecer as outras habilidades que possui. Encontrar maneiras de desafiar a si mesmo pode significar o início da caminhada para um novo rumo.

3. Compartilhe seus treinos A prática não precisa ocorrer de forma isolada, tal como acontece com a maioria das pessoas criativas. Apresente-se, faça de conta que sua família, amigos sejam o seu público: aquelas outras pessoas que ouvem o comercial que você gravou, por exemplo. Utilizar-se de ferramentas teatrais é um dos melhores exercícios para trabalhar a interpretação e a desenvoltura com as palavras.

Ao final, peça a opinião dos que viram e ouviram você ler/apresentar o texto. Peça para que sejam sinceros, isso pode te ajudar.

4. Motive-se Você pode precisar de alguma motivação para fazer tudo isso funcionar. Não desista! Não há nada mais recompensador do que a sensação de ter vencido seus próprios obstáculos. Uma orientação legal é você criar um grupo para treinar junto. Outras pessoas com suas mesmas dificuldades incentivam a continuar na jogada. Ensinar a outras pessoas o que você já aprendeu também é uma estratégia muito valiosa.

5. Não procrastine A procrastinação é um grande problema. O tempo vale ouro. Não desperdice. Agarre as oportunidades. É muito fácil dizer que vai realizar os exercícios. Você pode até ter boas intenções, mas no momento de pô-las em prática... Nada acontece! No momento em que aprender a gerenciar o seu tempo, dando a devida prioridade para o seu melhoramento profissional, basta aliar dedicação e paixão pelo que você faz que tudo dará certo. Acredite! E você tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe nos comentários! Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page