top of page

Qual é a melhor maneira de monitorar seu áudio?




Antes de tudo é bom que tenhamos uma ideia de forma clara: equipamentos eletrônicos não fazem milagres, então devemos sempre considerar que o seu ambiente de trabalho esteja com a acústica minimamente tratada. Partindo deste princípio, vamos ver qual a melhor maneira para monitorar e avaliar a nossa gravação. Usar as caixas de um equipamento de som hi-fi ou monitores de referência? Esta é uma pergunta comumente feita, principalmente, por quem está iniciando a carreira na locução publicitária.


Geralmente, caixas acústicas comerciais são esteticamente mais agradáveis aos olhos. Os monitores de estúdio, por outro lado, não são peças recomendadas por qualquer decorador, mas reproduzem um som equilibrado, sem coloração, o dito som “flat”. Com eles você ouvirá coisas que nem pensava que existiam, como uns ruídos “secretos”. Contudo, eu recomendo que você também ouça seu trabalho em um monitor convencional, como os que são usados em aparelhos de TV, rádios, computadores, celular... O som desses aparelhos é, basicamente, o que os clientes vão ouvir normalmente.


Monitores de estúdio são projetados para serem posicionados apontados e próximos a você e por isso também são conhecidos como “near field” e eles vão te entregar cada nuance de uma gravação, então, se algo soa um pouco estranho, como uma sílaba que escapa no final da frase, uma respiração fora do lugar, por exemplo, você pode identificá-lo imediatamente.


CUSTO-BENEFÍCIO


Os preços de monitores variam bastante, mas se você quiser investir em equipamentos para seu estúdio, os monitores de referência também merecem a sua atenção. Em relação ao tamanho do monitor, ele deve ser proporcional ao tamanho do seu estúdio, ou seja, a área que você tem para trabalhar suas gravações. Portanto, maior não é melhor, pois pode significar uma resposta irreal nas baixas frequências. Esta é realmente uma desvantagem porque quando você ouvir a sua gravação vai acreditar que existem baixas frequências em demasia levando a ajustes equivocados no seu áudio.. Não é de admirar que a maioria dos monitores são pequenos, veja, na lista abaixo, algumas marcas e modelos disponíveis no mercado e com essas informações você já pode partir para ouvir o som desses equipamentos (leve um pendrive com arquivos de voz bem conhecidos por você) em lojas especializadas.



EDIFIER R1000T4



Edifier possui uma vasta linha de monitores e preços, se o orçamento está baixo vale conferir.



YAMAHA HS5


Os Monitores Yamaha ganharam fama mundial no final dos anos 70 com as NS10M, hoje fora de linha.


KRK VXT8

A KRK tem uma linha de monitores encontrada em muitos estúdios graças à boa relação custo/benefício.



DYNAUDIO BM5A MKII

Monitores Dynaudio são excelentes, mas custam caro.



GENELEC 8030A

Os Monitores Genelec são compactos e proporcionam um excelente som em qualquer estúdio e também são de alto custo.


Viu como os monitores de estúdio são pouco decorativos? Ocorre, normalmente, que as mulheres não gostam dessa estética típica das caixas de estúdio em que os alto-falantes ficam expostos, sem uma tela que os escondam. Então não tente colocá-los em sua sala de estar porque sua esposa, provavelmente, vai reprovar a ideia (risos).



Tem mais alguma sugestão ou dica sobre monitores de áudio?

Deixe nos comentários!

Até mais!







Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page