As singularidades da voz e a tecnologia voiceprint
Cada vez mais nos deparamos com tecnologias que se utilizam de informações físicas pessoais únicas, assim como é a biometria automatizada. No Brasil, embora não pareça, a tecnologia existe desde o século 20 (conheça a História da Biometria aqui). Hoje a tecnologia para reconhecimento da digital biométrica já é largamente aplicada em transações bancárias, dispensando o uso do cartão magnético e senha; já faz parte do sistema de desbloqueio de celulares e de vários outros dispositivos tecnológicos, no entanto, se popularizou ao ser implantada no sistema eleitoral brasileiro. Nas eleições de 2010, mais de 1 milhão de eleitores tiveram sua identidade verificada com o uso da biometria.
A indústria tecnológica da biometria já tem seu espaço garantido. Agora é a vez da Voiceprint, que é um conjunto de características mensuráveis de voz humana que identifica um indivíduo. Estas características, que são baseadas na configuração física da boca e garganta podem ser expressas como uma fórmula matemática. O termo aplica-se a uma amostra vocal gravada para esse efeito, a fórmula matemática e a sua representação gráfica.
Os dados utilizados em um voiceprint formam um espectrograma do som
Como funciona?
Uma representação visual da voz é criada em um computador. Este voiceprint capta a frequência de vibração (pitch), amplitude (volume) e o tempo da movimentação das pregas vocais de um indivíduo. Ele reconhece três tipos de sons: sons sonoros (vogais); sons sem voz ("sh"); e sons plosivos (Sons produzidos pelo bloqueio total e momentâneo da corrente de ar em algum lugar da boca. Exemplos: /p/, /t/, /k/. /b/, /d/ e /g/).
Representação visual da frase falada "I believe in kindness" (Spectral Pitch Display
A beleza da voiceprint não é apenas em suas aplicações tecnológicas, mas também nas imagens criadas em cada amostra do espectrograma da voz.
O que faz uma impressão digital vocal ser única?
O que torna a sua voz única e ideal para autenticação e tecnologia de validação é a forma da cavidade vocal e a forma como a boca se move quando você fala. O som possui três características principais: tom, volume e timbre. O timbre faz com que cada voz seja única. As pregas vocais e a formação dos ressonadores desenvolvem um conjunto único de formantes vocais. Esses formantes são as frequências específicas adicionadas ou subtraídas da vibração que são finalmente responsáveis pela singularidade de cada voz.
Mark Zuckerberg vem aí – se já não chegou!
Zuckerberg, o gigante do Facebook, depois de ver o super-herói Homem de Ferro usar e abusar destas tecnologias (ele sempre copiando ideias alheias – risos!), estabeleceu como meta para 2016 (será que já está valendo?) desenvolver um sistema semelhante ao software JARVIS, criado pelo personagem Tony Stark, que controla digitalmente seu lar e informações. Zuckerberg afirmou em nota, em seu perfil pessoal, que está estudando as atuais tecnologias de smart home, como o Amazon Echo, mas deverá criar algo personalizado para sua casa antes de lançar a ideia no mercado.
“Ensinarei o sistema para controlar via voz tudo em minha casa – música, luzes, temperatura e assim por diante. Ensinarei ele a liberar a entrada de amigos ao reconhecer seus rostos quando eles tocam a campainha”, explicou o CEO do Facebook.
Bom, não?!
A voz é verdadeiramente uma arte - é bela em todos os sentidos
Foto: Ask Not – John F. Kennedy
A implantação da tecnologia voiceprint é um passo ousado. Especialistas ao debaterem o assunto recomendam cautela e medidas de segurança para quem usa qualquer tipo de “chave tecnológica”, principalmente ao utilizar o recurso para abrir e fechar casa ou carros, para entrar com o usuário e senhas em computadores e telefones. Um detalhe vale ser destacado: ao contrário de chaves e senhas, suas características pessoais são extremamente difíceis de perder ou esquecer. E também muito difícil de copiar. Não é tão simples como James Bond ou Ethan Hunt demonstram ser.
E você já teve alguma experiência com voiceprint? Compartilhe com a gente!! Até mais!
Fonte consultada: http://www.voiceoverherald.com/the-wonders-of-voice-through-voiceprint-technology/