top of page

Ligar e desligar os equipamentos do seu home studio: como você faz?




Quando chega a hora de fazer suas gravações você tem uma rotina de sequenciamento para ligar e desligar os equipamentos do seu home studio?


Mesmo nos setups mais simples, como no meu caso, podem surgir dúvidas nessa tarefa. Pode ser até que muitas pessoas nem liguem para isso, apesar dos barulhos estranhos que muitos destes desencanados ouvem com esses procedimentos, não é verdade? Mas aí você pergunta: afinal, preciso me preocupar com isso? Tenho certeza que você gosta e preza pelo bom funcionamento e longa vida do seu investimento, então vamos aprender uma sequência coerente de trabalho?


Em primeiro lugar entenda que estamos lidando com equipamentos eletrônicos de estúdio, o que nos levar a crer que quem os opera tenha alguns cuidados. Vamos conferir o que fazer para conservar nosso "arsenal" de trabalho, sempre, nas melhores condições.


No meu estúdio o setup é simples, como comentei há pouco. Possuo apenas uma interface firewire, um pré-amplificador, o computador e as caixas de referência. Costumo começar ligando a interface e o PC ao mesmo tempo para que ele, o computador, a reconheça (interface) na inicialização.


Conectando o microfone e ligando a phanton power


Enquanto o computador inicializa, ligo o pré-amplificador sem o mic. É bom esperar um pouco antes de conectar o microfone ao pré para carregar os circuitos eletrônicos, coisa de 10 a 20 segundos. Agora é a vez de conectar o mic e, caso o seu seja do tipo condensador, ligar a phanton power. Para quem não utiliza pré-amplificador externo, fique atento, pois o microfone conectado na interface também merece atenção para os procedimentos com a phanton power, afinal de contas a sua interface também possui pré-amplificador.


Depois de ativar a phantom power costumo esperar um pouco antes de aumentar o volume do microfone, pois os circuitos dele também precisam ser carregados. Caso o seu software de gravação já esteja acionado antes de iniciar todo esse procedimento, você verá na tela do computador os ruídos causados por cada uma dessas ações e assim poderá avaliar melhor o tempo exigido para ligar e desligar cada equipamento.


Agora, o último de todos os equipamentos a serem ligados devem ser os monitores de referência, para poupá-los destes transientes eletrônicos.


Na minha interface utilizo um microfone dinâmico como talkback, pois quando a minha esposa me dirige durante a gravação, uma vez que estou dentro da cabine, a comunicação sem esse recurso fica bastante prejudicada. Este mic permanece conectado à interface por não exigir phanton power para funcionar. A rigor seria bom desconectá-lo antes de desligar a interface, mesmo sendo um mic dinâmico, mas confesso que não faço isso.


Desligando os equipamentos e desconectando o microfone


Para desligar os equipamentos é só fazer a sequência inversa. Como diz o velho ditado: “Os últimos serão os primeiros”, começamos desligando os monitores de referência. Depois não se esqueça de abaixar o ganho de entrada do mic antes de desligar a Phanton Power. Toda atenção para o mic e a Phanton Power! Lembre-se que estamos lidando com equipamentos eletrônicos, então cada conexão e desconexão deve respeitar pequenos períodos de tempo de carregamento e descarregamento dos circuitos. Não que vá queimar, se não esperar esse tempinho em cada etapa, mas para preservar ao máximo os seus equipamentos, vale esse cuidado.



Tem mais alguma dica ou sugestão sobre esse assunto? Deixe nos comentários.

Até mais!


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page