Please reload

Posts Recentes

O que fazer quando o som da regravação não corresponde ao original

23 Aug 2017

Reprodução l Blog da Saúde l Ministério da Saúde

 

 

Ok. Você concluiu uma longa e envolvente narração, fez os cortes necessários, enviou os arquivos editados e impecáveis ao cliente, e suspirou aliviado, pois nada melhor que a sensação de mais uma missão cumprida. 

 

De repente a resposta para o e-mail enviado aparece em sua caixa de mensagens. Eles adoraram a rapidez com a qual executou o serviço, mas você pronunciou errado o nome da empresa que é repetido várias vezes! 

 

Sem problemas! Agora é partir pra correção das palavras erradas com "capturas" de cada frase que substituirá as frases com defeito.

 

Você grava a primeira frase e o som dela parece completamente diferente do original!

E agora? Tenho que gravar tudo novamente? Poxa, que trabalhão!

 
CORRESPONDÊNCIA DE SOM AO SALVAR

 

Nunca tenha medo! Você pode corrigir esse problema – e evitá-lo no futuro – por correspondência de som.  

Aqui estão algumas dicas sobre como configurar sua gravação para obter o mesmo resultado sonoro em todos os trabalhos; ao entender esses conceitos, você terá seu sistema ajustado para obter uma gravação que seja compatível a uma anterior.

 

Simplifique as coisas

Não coloque muitos equipamentos entre o microfone e a interface.

Existe um ditado que se aplica muito bem neste caso: "Menos é mais".

 

Se incluir vários equipamentos no caminho do sinal do seu microfone, além de inserir ruído, inerente a todo equipamento eletrônico, cada qual com várias opções de ajustes diferentes, nunca gravará o mesmo som duas vezes se não anotar TODOS os parâmetros desses equipamentos, também nunca encontrará seu caminho de volta ao som original. São como pegadas na areia.

 

Quanto menos equipamentos e parâmeros a serem ajustados tiver, maiores as chances de conseguir o mesmo som de uma gravação anterior e assim manter o seu padrão de qualidade.

 

Como locutor você não precisa, e nem deve, se preocupar com ajustes de equalização, dinâmica ou efeitos. Um profissional da voz deve entregar ao cliente o seu produto da forma mais limpa e original quanto possível.

 

Resumindo, você precisa apenas de uma boa interface e eventualmente um bom pré-amplificador (desde que seja significativamente melhor que o da sua interface) com o mínimo de ajustes, somente os básicos, entre o seu microfone e o computador.

 

Acredite, os equipamentos bonitos e cheios de luzinhas e botõezinhos, que vemos nos estúdios, exigem conhecimento técnico e teórico em física e música, bem mais profundos do que parece e você estará entrando na área de produção.


Distância do seu Mic

Aqui está um segredo que muitos iniciantes não sabem. Os microfones de estúdio, principalmente os usados para locução, tem um padrão de captação direcional chamado de "cardioide". Isso significa, na prática, que eles "ouvem" muito bem na parte da frente, mas rejeitam sons pelas costas.

 

Isso é bom porque despreza os sons de toda a sala de gravação captando apenas o que chega pela sua parte frontal. Mas os microfones direcionais também possuem o "efeito de proximidade". O som da sua voz fica mais "encorpado" à medida que você se aproxima do microfone, e isso ocorre de uma forma logarítmica!!! Portanto, uma pequena alteração na distância pode ter um efeito considerável no "tom" da sua gravação.  

 

Se parecer muito pesado o som da sua voz, recue um pouco e aumente o ganho do microfone para compensar o nível da gravação original. 

 

Caso queira saber mais sobre microfones, acesse o post Microfone: conhecendo melhor a sua ferramenta de trabalho

 

Em síntese: escolha uma distância confortável entre 1 ou dois palmos do microfone e ajuste o nível de gravação, fique com ele para a maioria dos trabalhos.

 

Habituando-se com os padrões de trabalho junto ao seu microfone, sem a preocupação de ajustes de pós-produção, qualquer regravação que surgir será bastante simplificada para você.

 

No próximo post traremos mais dicas sobre regravação. Aguarde!

 

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão?


Deixe nos comentários

 

Até mais!

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square