Please reload

Posts Recentes

Microfones: as melhores listas que você já viu e ouviu

2 May 2017

  Foto: Sweetwater

 

Falamos em um texto anterior aqui no blog que o microfone profissional é uma das peças mais importantes em um home studio. Sua voz é o seu instrumento, mas sem um microfone decente você dificilmente vai passar todo o seu potencial para o áudio, uma vez que os microfones profissionais têm maior alcance dinâmico (superior a 90 dB sem distorção), permitindo-lhes capturar toda a gama de frequências que a voz humana produz. 

 

Home studio, acústica, equipamentos elétricos e eletrônicos… São várias as preocupações de um locutor publicitário que preza pela qualidade do áudio que entrega ao seu cliente, mas, certamente, nenhum outro equipamento é tão levado em conta quanto o microfone e a dificuldade na hora de escolher o mais adequado para o tamanho da sala de gravação, tipo de uso, etc.

 

Aqui em nosso blog já postamos alguns textos e dicas sobre esse dilema. O mais recente foi como conhecer melhor os tipos de microfones (disponível AQUI). Mostramos neste post que os microfones podem ser construídos de diferentes formas que caracterizam o processo de conversão e diretividade de cada modelo.

 

Microfone é uma das coisas, entre tantas na nossa área, que mais gosto de pesquisar sobre e sempre procuro entender como funciona, tecnicamente falando, sendo assim, naturalmente, acabo encontrando materiais riquíssimos em sites, blogs, arquivos para downloads, entre outros, e um deles, apresentado pelo amigo e locutor Windson Clay, chamou muito a minha a atenção por trazer não somente as informações técnicas, mas também o comparativo vocal, ou seja, captação criteriosa, em ambiente controlado e em igualdade de condições para cada microfone, tanto em voz masculina quanto feminina, como nunca vi antes. Não é o máximo?! Esse tesouro está disponível no site Sweetwater – Music Instruments & Pro Audio.

 

Como o próprio enunciado do site diz: A melhor maneira de comparar os microfones é ouvindo-os! Lá você pode ouvir as demonstrações dos áudios gravados em 50 diferentes modelos de microfones e ainda consegue baixar os arquivos para consultas futuras. Dica: ouça-os dentro do seu studio!

 

Temos disponível, a um clique, um trabalho primoroso feito de forma extremamente profissional e por quem entende do assunto. Deixo para vocês essa dica e espero que ela possa ajudar na próxima escolha de um bom microfone. E se restar alguma dúvida, basta dar uma pesquisa aqui entre os posts que você vai encontrar inúmeras dicas sobre home studio, microfones e outros equipamentos.

 

Agora se você também quer à mão opções de microfones mais antigos e outros fora de linha, indico este site AQUI com aproximadamente 300 itens. Nessa plataforma você faz a busca do equipamento pelo fabricante e ao clicar no modelo desejado, abre-se uma página com a sua descrição e ficha técnica, além da possibilidade de ouvir o áudio dele, em muitos casos. Essa é uma opção bacana que mantenho há muitos anos para consultas.

 

E não custa lembrar que o melhor critério para escolha de um microfone para nosso trabalho é gravando a nossa própria voz dentro do nosso estúdio.

 

Gostou? Deixe seu comentário, sugestão.

Até a próxima!!

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square