Você usa nomes de marcas em seus demonstrativos de voz? Veja três razões para você não fazer isso
- flaviokranic
- 31 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Quando se trata de gravar demonstrativos de voz, geralmente você pensa em fazer o spot valorizando a sua voz e o texto, certo? E alguns locutores publicitários para dar mais “credibilidade” ao demonstrativo acabam utilizando nomes de marcas poderosas para deixar o trabalho em alto nível, certo? Errado.
Minha opinião é que você não deve usar nomes de empresas famosas ao produzir os demonstrativos – com poucas ressalvas, claro. Veja os motivos: 1. Você não tem permissão
Talvez o primeiro e mais óbvio argumento contra o uso de nomes famosos seja este. Todos os scripts são protegidos por direitos autorais e seu uso é estritamente controlado. A não ser que você tenha a permissão, o que geralmente não é comum. Prefira escrever seu próprio texto. Que tal divulgar sua empresa e suas habilidades como o seu próprio produto/serviço a ser comprado?
2. Ele engana o ouvinte
E por "ouvinte" não estamos falando de sua tia, nem de seu vizinho. Estamos falando das agências e outros clientes em potencial. Em outras palavras, pessoas que podem contratar você.
Digamos que você realmente gravou (e foi pago) para produzir uma narração de vídeo da Nike, por exemplo, e daí você adiciona esse trabalho ao seu portfólio. Nada de errado com isso (contanto que a empresa lhe dê o direito de divulgar). Se em momento algum você fez esse tipo de serviço, não inclua no seu portfólio, isso gera o que chamamos de propaganda enganosa e você não vai querer se queimar à toa.
3. Não entrega seu real desempenho
O que seus clientes em potencial vão dizer de um demonstrativo onde você apenas lê o que já rolou pela mídia a fora – e de certo modo tende a copiar o estilo alheio? Certamente vai parecer extremamente de mau gosto e dificilmente vai entregar o que de melhor você pode apresentar. Agências e produtores ouvem a individualidade e a versatilidade. Não esqueça disso!
Por outro lado, não deixe de manter seu portfólio atualizado, independentemente do ramo e da fama do cliente, mas antes peça a autorização para divulgar o serviço prestado, mantendo sempre as características finais do trabalho: vídeo, voz, logomarcas, etc.
E você como apresenta os seus demonstrativos? Tem alguma dica, opinião? Deixe nos comentários. Até mais!
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