Please reload

Posts Recentes

8 dicas para permanecer saudável e ficar com a voz em dia no verão

10 Jan 2017

O calor excessivo não é nem um pouco amigo da sua voz, principalmente se você for alérgico.

 

 

A estação mais quente do ano aumenta a incidência de infecções das vias aéreas superiores, potencializando problemas vocais. De acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) o acúmulo de partículas e gases nocivos lançados na atmosfera, principalmente nas épocas mais quentes do ano, funciona como gatilho de doenças respiratórias preexistentes. A pesquisa analisou as infecções de vias aéreas superiores mais comuns como sinusite, faringite, e amigdalite, que corresponderam a 72% das entradas emergenciais em hospitais. Gripes em geral 12%; pneumonia 9% e asma 7%.

 

Estas infecções causam ressecamento do trato vocal e aumento da produção de muco, que pode dificultar a emissão da voz, já que a base para uma boa produção vocal é a respiração, caso esta esteja descoordenada ou deficiente, com certeza, a voz não estará a pleno vapor. Além disso, o muco provoca ruídos e estalos desagradáveis na voz que representam mais tempo na frente do computador limpando o arquivo de áudio.

 

Quer ficar saudável e com a voz pronta para o que der e vier? Veja estas 8 dicas:

1. Mantenha-se hidratado. Beba no mínimo 2L de água por dia. Evite bebidas muito quentes ou muito geladas. A dica é manter uma garrafinha de água sempre à mão para não ter desculpas. Vale também chás, água de coco, suco de frutas etc. Nada de álcool, ok?


2. Coma alimentos que ajudam a mantê-lo hidratado. Por exemplo: melancia, melão são ótimas opções. A maçã tem menos água, mas é ótimo adstringente. Outros alimentos ricos em água são pepinos, tomates, milho e abóbora.


3. Se você tem alergias e precisa ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado neste verão, evite o choque térmico. Limite o uso de anti-histamínicos, porque eles são diuréticos.


4. Não deixe de fazer exercícios físicos. Os melhores horários são cedo, pela manhã ou à noite.

Por que exercício? O exercício ajuda a desenvolver a boa respiração, entre outros benefícios.

5. Aumente a ingestão de proteínas para uma melhor saúde geral e ter boa energia vocal.


6. Durma pelo menos durante sete horas. Esse é um dos grandes segredos para manter a saúde sob controle e a voz impecável. Esse tempo é o mínimo que os médicos recomendam, se puder durma um pouco mais.

E lembre-se de que computadores e tablets emitem luz azul que imita a luz solar e pode mantê-lo acordado. Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de deitar.


7. Dê um tempo para você. Aproveite a estação mais vibrante do ano, mesmo que não possa tirar férias. Quase tudo vai continuar funcionando se você se desconectar por algumas horas.


8. E finalmente, divirta-se! Diversão é um belo caminho para diminuir o stress do seu trabalho.

Siga as dicas e aproveite bem o verão sem maltratar a voz.

Gostou das nossas dicas? Curta, compartilhe!

Assine a nossa newsletter no canto superior direito, na página principal do blog e não perca nenhuma atualização.

Até mais!

 

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square