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4 coisas que o cliente precisa saber ao solicitar uma locução para vídeo

7 Dec 2016

 

 

O cenário tem mudado vertiginosamente com a utilização crescente das mídias sociais. A informação consumida por meio de vídeos tem sido cada vez mais difundida e a tendência é esse tipo de mídia estar mais ao alcance das pessoas. Se você está em busca da narração perfeita para um vídeo da sua empresa, há algumas coisas que precisam ser levadas em conta, antes de você  pensar e de descrever o projeto, que pode dar uma alavancada em suas vendas ou ainda dar mais visibilidade à sua marca, e uma delas é como a narração pode ser desenvolvida para ser mais eficaz e que tipo de voz mais se adequa à mensagem. Confira algumas dicas:


1. Pense na influência do roteiro e no desempenho vocal
Para a agência que vai produzir esse tipo de mídia, quanto mais contato ela tiver com a cultura da sua empresa, melhor será a construção do roteiro e automaticamente a percepção e a identificação sobre que tipo de voz é mais interessante para a narração em vista.

 

2. Linguagem técnica ou termos estrangeiros no roteiro
Não é raro um roteiro chegar à fase da gravação com palavras técnicas, que apenas um segmento do público irá compreender, ou com expressões e palavras em outro idioma, que gera dúvida ao locutor que precisa entrar em contato com a agência para saber qual a pronúncia correta; e consequentemente a agência precisa entrar em contato com o cliente, no caso, você!  E nesse vai e volta, perde-se tempo no andamento do projeto e aquele prazo que você tanto preza vai se alongando.

 

Muitos locutores, inclusive eu, pedem que as palavras "estranhas" ao nosso cotidiano sejam gravadas da forma que esperam ouvir no vídeo.

 

É preciso atentar que quando se trata de vídeos explicativos, notadamente os institucionais, tendem a ser mais técnicos, por isso é importante esse tipo de ajuste ser elaborado antecipadamente. Veja com a agência a forma mais interessante de abordar determinadas expressões e termos que, talvez, só você e seus colaboradores compreendam.

 

3. Interpretação e as palavras-chave

Destacar palavras pode ser um recurso muito útil. Seja para dar mais ênfase ao nome da sua empresa, do serviço que você presta ou dos dois. Sinalize a agência, eles saberão indicar o melhor momento para dar o devido destaque e como deve ser feito durante a leitura.

 

4. A experiência do locutor conta – e muito!

Roteiro, briefing e descrição são importantes para o locutor entender melhor o objetivo do seu vídeo e atender às necessidades do seu negócio. O locutor, com sua experiência e habilidade, entenderá as entrelinhas e dará uma entonação adequada à mensagem. Por outro lado, os profissionais da voz também precisam reconhecer seus limites e, se a narração pedir uma linguagem diferente do seu perfil, ele deve ser sincero e passar a vez para outro colega.

 

É claro que novos desafios são sempre bem vindos e o resultado pode até nos surpreender, mas tudo deve ser bem conversado com o cliente para evitar frustrações e desperdício de tempo de ambos os lados.

Essas 4 dicas também são muito válidas para as agências, pois o cliente, geralmente, não é especialista em comunicação. No processo de construção de uma mensagem cabe reunirmos todos os nossos conhecimentos, ideias e esforços para fazer o melhor trabalho possível, onde todos saiam ganhando.

 

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