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4 passos para transformar clientes esporádicos em clientes regulares

4 Oct 2016

 

Não é novidade nenhuma que o cliente é a alma do nosso negócio e que cada cliente novo é uma conquista, mas a pergunta é: como torná-los clientes regulares – e fidelizados?

 

Trabalhar com uma base regular de clientes faz com que possamos conhecê-los melhor e consequentemente ter mais facilidade para entregar os serviços, uma vez que ao se ter conhecimento sobre a cultura da empresa ou do serviço, os gostos do cliente e detalhes que podem facilitar o relacionamento, perdemos menos tempo no estúdio trabalhando em novas tomadas, sem contar a segurança que essa estratégia proporciona: clientes regulares, renda regular.


Então, como construir esses relacionamentos duradouros?


1- Entregando um serviço excelente

 

Excelente não significa bom ou legal. Excelente está acima das expectativas. Ser excelente é surpreender. Essa confiança pautada na surpresa positiva é possível conseguir em alguns passos:


a) Pontualidade na entrega;

b) Ser acessível e aberto a mudanças;

c) Esteja certo de que eles sabem que podem discutir o seu desempenho de forma construtiva no caso de haver algo que não saiu como o esperado.


2. Fazendo perguntas

 

Procurar saber mais sobre o ramo do negócio do cliente é uma das formas mais legais de demonstrar interesse a respeito da empresa, produto ou serviço. Assim, você vai convencê-lo de que realmente está  interessado em seus negócios (e não apenas no retorno financeiro), e que também pode dar-lhe mais ideias sobre como você pode trabalhar em conjunto no futuro.

Exemplo: talvez o seu cliente esteja considerando TV ou rádio para anunciar seu produto... Você dominando as informações do mercado no qual ele está inserido, que pode ser jovem, “descolado”, seria de bom tom sugerir a internet e redes sociais como os melhores canais para ele disponibilizar a peça publicitária. O seu cliente pode não concordar com você, mas pelo menos vai perceber que você tem uma visão macro da área.


(Nota: É importante pensar bem antes de dar a sua opinião. Alguns clientes simplesmente querem que você faça apenas o que está escrito no roteiro. Observe e procure saber o momento certo de oferecer ajuda).


3. Mantendo contato

 

É para isso que existem e-mails, redes sociais e outros meios de comunicação pelos quais você pode mandar um cartão desejando “Feliz Dia do Cliente”, por exemplo. Manter o relacionamento quando não se tem nenhum projeto em andamento é sempre muito bem visto pelo cliente e costuma ter retornos positivos.

A dica principal é manter uma lista de e-mails de clientes sempre atualizada. Agende-se. Produza boletins informativos ou simplesmente tenha as datas comemorativas mais importantes como base para esse contato com o cliente. 

É muito simples deixar seu cliente saber que você gostava de trabalhar com ele, e que você está discretamente ansioso para mais projetos no futuro. É este tipo de toques pessoais que irão confirmar que você está na vanguarda da sua carreira e demonstra a intenção de aumentar a possibilidade de eles se tornarem clientes regulares.


4. Sendo encontrado facilmente


Você não quer que um novo cliente tenha um trabalhão para conseguir entrar em contato com você novamente, não é mesmo? Certifique-se de que você tem um site fácil de navegar e que mostra todos os seus serviços, além de seus pilotos e depoimentos.

 

Oferecer uma variedade de projetos executados facilita muito, pois esses demonstrativos deixam claro os diversos tipos de locução que você é capaz de fazer.

 

Ao por em prática essas 4 dicas, dificilmente você será esquecido, além de fornecer aos seus clientes um  trabalho incrível, construir essa relação é o passo seguinte e importante rumo à conquista de clientes regulares que voltam sempre.

 

E você tem mais alguma dica?


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Até mais!

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