Please reload

Posts Recentes

Outras dicas para evitar ruídos acústicos ou elétricos na sua gravação

16 Aug 2016

 

Você pode conferir a primeira parte destas dicas aqui

 

No artigo anterior mostramos algumas dicas para evitar ruídos acústicos durante as suas gravações. Como recebemos comentários com dúvidas e sugestões, resolvemos dar continuidade ao tema, abordando também os ruídos elétricos.

 

Para começar, o meu amigo Gilmar Lima, relatou seu problema com o barulho do computador na hora da gravação. Esse é um dos problemas mais comuns relatados pelos colegas da locução publicitária. Veja algumas dicas para acabar ou amenizar os incômodos barulhos:

 

Transfira o computador para outro ambiente

 

Para você que utiliza o computador para as gravações o melhor a fazer é retirá-lo do ambiente de gravação.

 

Você tem espaço no cômodo ao lado de onde está instalado o seu computador?

 

Caso sim, basta fazer um buraco pequeno na parede, de tamanho suficiente para passagem dos cabos, e transferi-lo de lugar. É uma solução rápida, fácil e de baixo investimento, exigindo somente material para acabamento na alvenaria. Provavelmente você nem precisará de extensores de cabos, eu já fiz isso e não precisei.

 

É importante atentar também para a altura desse buraco para que fique abaixo do tampo da mesa de trabalho, de forma que ele não fique "visível" para o microfone.

 

Depois de passar e conectar os cabos, verifique se está tudo funcionando e preencha o espaço que sobrou no buraco com espuma. Assim, caso na outra sala haja outro tipo de ruído, ele também será atenuado, não interferindo nas suas gravações.

 

Separe cabos elétricos de cabos de áudio

 

Os cabos de áudio não devem estar próximos a cabos de alimentação de energia elétrica, pois podem interferir diretamente na qualidade da sua gravação.

 

Mas que distância manter?

 

As distâncias vão de acordo com a tensão elétrica do fio elétrico e a blindagem do cabo de som (áudio). Quanto maior for a tensão elétrica (127V / 220V) no fio de energia e menor for a blindagem do cabo de áudio, maior terá que ser a distância entre eles. Para instalações de 127V considere ao menos 30 cm de distância.

 

Defina a resolução em 24 bits

 

O nível de qualidade de uma gravação de áudio pode ser definido por sua profundidade de bits e taxa de amostragem. Quanto maior a profundidade de bits, maior a faixa dinâmica do áudio.

 

Devemos sempre dar preferência por gravar em 24 bits, principalmente para garantir a qualidade do áudio em toda sua amplitude. Quanto à taxa de amostragem, essa deve ser definida igual a que será utilizada na mídia do trabalho finalizado, assim evita erros de quantização na conversão de uma frequência para outra, nos casos de taxas que não sejam múltiplas entre si.

 

Desse modo, se for um spot para rádio, devemos gravar em 44.1 kHz ou 88.2 kHz. Se for para vídeo em 48 kHz ou 96 kHz. Depois de editado, o último passo antes do envio do arquivo para o cliente, é baixar a resolução para 16 bits e a amostragem para o valor final de 44.1 kHz ou 48 kHz.

 

Gostou das dicas? No próximo artigo daremos continuidade a esse tema.

Tem dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário.

 

Até mais!

________________________________________________________________________________________

 

Com informações do site Computer

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square