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Respiração e aquecimento vocal: os cuidados com a saúde e qualidade da voz do locutor

8 Jun 2016

 

Muita gente pensa que é só abrir o microfone e falar, mas para quem quer manter a sua principal ferramenta de trabalho em dia, é preciso tomar alguns cuidados. Muito parecido com um atleta que deseja se destacar em seu esporte, para trabalhar bem com locução é necessário treinar e exercitar-se diariamente, e aquecer a voz antes de entrar no jogo, quer dizer, antes de começar a gravar.

 

As pregas vocais e os outros músculos da laringe são compostos por fibras musculares esqueléticas, por isso, como qualquer tipo de movimento físico, esses músculos precisam ser aquecidos para desempenhar um bom trabalho.

 

Aqui estão alguns exercícios de aquecimento vocal que você pode experimentar:

 

Relaxamento. Relaxar enquanto respira libera a tensão que pode interferir na produção de uma boa voz. Se você está tenso quando respira, essa tensão irradia para os “músculos da voz”. Lembro bem que a minha fonoaudióloga e amiga Dra. Maruska Freire Rameck (in memoriam) dizia que qualquer músculo do corpo quando tencionado reflete em uma tensão no pescoço e consequentemente nas pregas vocais.

 

Certifique-se de que seus ombros e o peito estão relaxados. Inspire normalmente e depois expire. Fique certo de que o ato de respirar esteja focado no abdômen. Essa técnica é conhecida como respiração diafragmática. (ver ilustração)

 

Na respiração diafragmática, é possível aumentar a capacidade volumétrica dos pulmões em mais do dobro, deste modo todo o corpo é mais oxigenado, inclusive o cérebro. Funciona assim:

 

 

 

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente e ponha a mão na barriga, próximo ao umbigo, feche os olhos e foque no movimento da sua barriga durante a respiração;

  • Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo o seu movimento;

  • Respire, conte até cinco para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos. Para perceber melhor esse aumento, ponha a mão nas laterais do abdômen, perceba que as costelas se expandem;

  • Solte a respiração pela boca contando até liberar todo o ar.

  • Repita dez vezes esse processo.

 

 

 

Importante: O fisioterapeuta Roberto Quintana lembra que caso você sinta tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir adaptando o ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.

 

Segundo ele, é interessante que você aprenda a fazer a respiração treinando-a pelo menos uma vez ao dia assim, quando algo acontecer, seu organismo estará acostumado a utilizar da respiração diafragmática quando necessário.

A respiração diafragmática deve ser treinada para que, com o passar do tempo, se torne rotineira e usada instintiva e naturalmente.

 

Musculação na língua. Gire a língua 10 vezes para a esquerda dentro da boca e depois dez vezes para a direita, dê uma pausa e repita isso por 3 vezes, pelo menos.

 

TRRRRRR. Solte o ar de forma constante e fazendo um som de “TRRRRRR”, como um trator mesmo. Faça isso por 1 minuto.

 

Além do cuidado com o corpo e alimentação, começar o dia com um contagiante bocejo é muito saudável. “Essa atitude simples mexe com as estruturas do trato vocal e também alonga, permitindo que ele saia do modo de relaxamento”, recomenda o fonoaudiólogo e professor de técnica vocal Juvenal de Moura.

 

AAAAAA.  Faça bocejos seguidos com várias combinações entre todas as vogais: ae, ai, ao, au... Os bocejos precisam ser suaves e profundos, abrindo bem os lábios. Faça isso por 1 minuto.

 

HUM. Pronunciar a palavra "HUM" mastigando ininterrupto e seguidamente.  Faça isso por 1 minuto.

 

QUAL O PROBLEMA SE EU NÃO ME AQUECER?

 

De acordo com Caio Sampaio, professor e preparador vocal, algumas pessoas nunca tiveram problemas na voz mesmo sem nunca ter feito um aquecimento vocal, mas o que eles não sabem é que estes problemas não aparecem do dia para a noite.

 

Eles vão sendo construídos aos poucos e quando você realmente observar o problema ele já pode estar instalado e você vai precisar da intervenção urgente de um profissional para amenizar os danos.

Lembre-se que depois de danificar suas pregas vocais, você não vai poder simplesmente ir à loja mais próxima e comprar novas.

 

Assim como aquecer a voz é de extrema importância; desaquecer também tem seu papel fundamental para a saúde da voz. Para isso é simples, basta relaxar (ficar mudo) por alguns minutos depois daquela sessão de gravações e nada de beber água gelada, hein?! Fumar, nem pensar!!

 

Gostou das dicas? Dá uma curtida no post ;)


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Fontes consultadas
 

Psicologia Cognitivo Comportamental: https://www.psicologiacomportamental.net/2011/03/26/aprendendo-a-respiracao-diafragmatica/

 

Fisioterapia Quintana: http://fisioterapiaquintana.blogspot.com.br/2010/05/melhor-respiracao.html

 

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