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Por que você deve contratar um profissional para narrar seus vídeos institucionais?

9 May 2016

Quando o briefing é construído na agência de publicidade e nele a recomendação do cliente é para que a narração do vídeo institucional que está sendo produzido deve ser feita por uma voz masculina, por exemplo, não é apenas isso que deve ser posto à mesa.

 

Não basta ter uma voz agradável. Só porque uma voz é suave e bonita não significa, necessariamente, que é a ideal quando o assunto é prender a atenção do cliente, que ao se deparar com um vídeo narrado, tem naquele momento a opção de ir ou não até o fim da mensagem. É necessário pensar muito além, uma vez que existem mil e uma distrações, principalmente se o vídeo for reproduzido no meio online.

 

Vale salientar que o som da voz de um narrador importa duas vezes mais do que o conteúdo da sua mensagem, de acordo com um estudo realizado em 2012 pela Quantified Impressions, uma empresa de análises de comunicação de Austin, no Estado americano do Texas. Os pesquisadores usaram um software para analisar as vozes dos comunicadores, depois coletaram a opinião de um grupo de dez especialistas e de 1.000 ouvintes. A qualidade da voz dos locutores teve peso de 23% nas avaliações dos ouvintes; o conteúdo das mensagens, 11%. Outro fator relevante foi o entusiasmo e o carisma presentes na voz.

 

Uma narração irritante pode fazer as pessoas desligarem o vídeo nas primeiras frases. O ouvinte fica irritado por uma variedade de coisas que experimentam através dos seus sentidos. Quando você está competindo por toda a atenção do seu público, você não pode se dar ao luxo de ter uma voz irritante narrando o seu produto, serviço ou marca.

 

A dica primordial é sempre buscar profissionais com experiência e referência. Um portfólio organizado ajuda nessa pesquisa. Caso o locutor publicitário não disponha dessa “vitrine” apresentando o seu próprio trabalho, ele já demonstra certa falta de maturidade na área.  

 

A narração de vídeo corporativo pode pedir um estilo empolgante, vibrante; um estilo sério, profissional e responsável; ou um estilo que dá um ar sofisticado e inteligente. A voz do locutor publicitário é a ferramenta eficaz para ajudar a posicionar sua empresa no mercado e, uma vez sabido qual é o perfil do público ao qual se destina a mensagem, é possível moldar o estilo da narração para atingir diretamente o alvo.

 

Em suma, a dica é considerar principalmente a capacidade de interpretação que o locutor possui. Peça uma demonstração personalizada para seu produto ou marca com alguns estilos diferentes, se possível.

 

Importante: se forem incapazes de responder às suas chamadas ou e-mails após o horário comercial, ele pode não ser a escolha perfeita para o seu projeto. Disponibilidade é um fator importante.

 

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