Please reload

Posts Recentes

Manutenção dos monitores Alesis M1 Active Mk2: como fazer?

2 May 2016

 

Comprei estas caixas de referência em outubro de 2005, e esta é a segunda vez que tenho o mesmo problema.

 

Quando tento ligar, o led pisca, mas o equipamento não funciona. É como se a fonte não conseguisse “dar a partida”. Se insistir, é possível que ligue depois de algum tempo depois da última tentativa, mas não podemos contar com isso, até porque já aconteceu de passar um dia inteiro e não funcionar.

 

Então vamos resolver o problema

 

Na época da primeira ocorrência, em março de 2010, o equipamento já estava fora da garantia do fabricante, então pesquisei na internet para saber se seria possível eu mesmo resolver a questão e acabei descobrindo ESTE BLOG que trata do assunto.

 

Meu inglês é sofrível, mas suficiente para entender os pontos principais da solução apresentada.

 

Abri as caixas acústicas, retirei a placa eletrônica das duas e “voilà”. O resistor indicado no blog estava com aparência de queimado e o capacitor C8 levemente estufado.

 

 

Antigamente, comprar componentes eletrônicos em São Paulo era muito fácil, hoje quase não existem mais as lojas, apenas galerias com vários “boxes” de venda de equipamentos eletrônicos importados. Por outro lado, a internet facilita esse tipo de compra.

 

Pois bem, naquela época fui até a Rua Santa Ifigênia. Comprei os componentes dos quais precisava e voltei para casa ansioso por resolver o problema dos meus monitores...

 

Vamos à parte prática

 

Substituí o capacitor eletrolítico de 220µF/30V por um de 50V 105ºC Epcos e R4 – 47K/3W, sendo que esta potência é maior que a da resistência original para melhorar sua durabilidade. Além da potência maior, mantive os terminais longos para ajudar na dissipação de calor e o capacitor foi soldado distante da placa na tentativa de afastá-lo desse resistor encapetado (risos).

 

A identificação de resistores é feita através de uma tabela de cores muito comum para quem trabalha com eletrônica. Quando um profissional da área bate o olho em um desses componentes, já sabe dizer o valor como se estivesse vendo os números registrados lá. Para os que não têm essa facilidade ou prática, existem tabelas bem práticas, como a deste LINK AQUI. 

 

Relembrando: essa história aconteceu em 2005, certo? Pois agora, no início do mês de abril, um dos monitores começou a piscar o led novamente e, como eu havia comprado peças suficientes para duas trocas - prevendo essa possibilidade, só foi preciso encontrá-las depois de tantos anos esquecidas em alguma parte e depois de duas mudanças de casa...

 

 

Demorou um pouco, mas encontrei as preciosidades muito bem guardadas. Agora, é só abrir a caixa, substituir o que for preciso e torcer para funcionar.

 

Verifiquei alguns capacitores (que costumam ter suas características alteradas com o tempo) e somente o C8 estava alterado: passou de 220µF para 10µF. Os resistores estavam em ordem (provavelmente graças aos terminais grandes que deixei para dissipar calor).

 

Aproveitei para refazer as soldas de um outro resistor que a placa de circuito impresso denunciou o excesso de aquecimento por estar escurecida. Depois desse trabalho, só faltou a limpeza da placa com Fluxo Best 5305, guardado há uns 15 anos ou mais, mas que funcionou. Sendo assim, problemas resolvidos e monitor de volta à ativa.

 

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square